Articles

Espanha: diretor-executivo do IILP recebido pelo Parlamento da Galiza

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 12 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do Observatório da Língua Portuguesa e da Associaçom Galega da Língua (Galiza, Espanha)
8 de novembro de 2013

O diretor-executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira, foi recebido em Santiago de Compostela pela presidente do Parlamento da Galiza, Pilar Rojo Noguera (ao centro), e por representantes da Conselheria de Cultura da Galiza e da Academia Galega da Língua Portuguesa.
 

.
A presidente do Parlamento da Galiza, Pilar Rojo Noguera, recebeu, no 7 de novembro, o diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o professor brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, em ato oficial no Paço do Hórreo, em Santiago de Compostela.

Membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, integrantes da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Popular Paz-Andrade –(1)– (do ensino público de Português como Segunda Língua na comunidade autónoma da Galiza), e da Conselheria de Cultura, Educação e Ordenação Universitária,  da Junta da Galiza –(2)–, participaram também da reunião.

Após a recepção pela presidente, a deputada Pilar Rojo Noguera, uniram-se os representantes dos grupos parlamentares (Partido Popular da Galiza, Partido dos Socialistas da Galiza, Alternativa Galega de Esquerda e Bloco Nacionalista Galego).

No encontro, Gilvan Müller de Oliveira mostrou a disponibilidade do IILP para apoiar as iniciativas relacionadas com a promoção da Língua Portuguesa, explicando diversas hipóteses de colaboração, entre as quais a criação de roteiros específicos para o aprendizado de português na Galiza, no quadro do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE).

A presidente do Parlamento galego e os representantes dos grupos parlamentares agradeceram à visita do diretor-executivo do IILP e louvaram o esforço da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Popular Paz-Andrade na procura de consensos.

A seguir, Gilvan Müller de Oliveira manteve um encontro com o secretário-geral de Política Linguística da Junta da Galiza, Valentín García, em que conversaram sobre possíveis vias de colaboração.

Esta visita reveste uma especial importância, por ser a primeira vez em que é recebido oficialmente na Galiza um diretivo de um organismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e por produzir-se no contexto a tramitação parlamentar da “Lei Paz-Andrade para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia”, cuja aprovação se prevê unânime, no decurso dos próximos dois meses.  :::

*              *              *

–– Notas ––
–(1)– A Iniciativa Legislativa Popular recebeu o nome do escritor, poeta, jurista e empresário Valentín Paz-Andrade (1898-1987), um dos mais destacados nomes da literatura galega, e que foi vice-presidente da Comissão Galega para o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

–(2)– O órgão colegiado que exerce a função executiva de Governo da Comunidade Autónoma da Galiza é a Junta da Galiza [Xunta de Galicia, em galego], cuja sede localiza-se em Santiago de Compostela.  :::

.
–– Extraído do Observatório da Língua Portuguesa e da Associaçom Galega da Língua (Galiza, Espanha) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: