Articles

Hungria: II Colóquio da Associação de Lusitanistas em Budapeste – sobre a África Lusófona

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 11 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa e da Associação Internacional de Lusitanistas
8 de novembro de 2013

.
Vários investigadores das literaturas de Língua Portuguesa vão reunir-se durante dois dias, em Budapeste, capital da Hungria, para debater o estado da arte e “as novas linhas de pesquisa” dos estudos sobre a África Lusófona.

.
A Associação Internacional de Lusitanistas, juntamente com o Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste, organiza a segunda edição dos Colóquios de Budapeste, subordinado ao tema: África Século XXI: Literatura, Cultura e Sociedade nos Países Africanos de Língua Portuguesa.

Os maiores especialistas nas culturas dos países da África Lusófona estarão presentes no colóquio entre os dias 11 e 13 de novembro de 2013 na Universidade Eötvös Loránd.

.
Neste segundo encontro na capital húngara, estarão reunidos investigadores e especialistas que trabalham sobre qualquer aspecto da literatura, das cultura e das sociedades dos PALOPs – os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Em declarações à Agência Lusa, Raquel Bello, professora de Estudos Portugueses na Universidade de Santiago de Compostela (na Galiza, Espanha) e coordenadora científica do colóquio, explicou que “o objetivo principal é reunir especialistas nos estudos sobre a África Lusófona, entendidos de uma forma alargada: não apenas estudos literários ou linguísticos, mas uma perspectiva histórica, sociológica, antropológica”.

A abertura do colóquio em Budapeste, na manhã de 11 de novembro, conta com as presenças de Lizeth Nawanga Satumbo Pena, embaixadora de Angola em Budapeste; de Jorge António Mendes, embaixador da República Portuguesa em Budapeste; e de Ana Paula Laborinho, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

As conferências que serão apresentadas concentram-se sobre as literaturas de Angola, Moçambique e Cabo Verde e abordam também sobre: a literatura comparada entre os países da África; o pensamento africano e a literatura; estudos linguísticos e sociológicos das literaturas africanas lusófonas; culturas políticas nacionais; literatura popular; pós-colonialismos; a literatura e a memória.

Na tarde do dia 12, haverá sessões de conferências em homenagem a Mia Couto, e uma delas será sobre uma leitura húngara da atual literatura angolana.

O Colóquio da Associação Internacional de Lusitanistas reúne especialistas de Angola, de Moçambique e de Cabo Verde, e também de Portugal, do Brasil, dos Estados Unidos, da Itália, da Holanda, da França e da Hungria.  :::

.
• Clique aqui para aceder à programação do II Colóquio da Associação Internacional de Lusitanistas de Budapeste – África Século XXI: Literatura, Cultura e Sociedade nos Países Africanos de Língua Portuguesa.

• Universidade Eötvös Loránd
Egyetem tér (praça da Universidade) 1-3 – Belváros (próx. ao rio Danúbio)
Budapeste – Hungria

.
–– Extraído da Agência Lusa e da Associação Internacional de Lusitanistas ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: