Articles

Portugal e UNESCO criam Centro Internacional de ciências para a Lusofonia

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 9 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Da Agência Lusa
8 de novembro de 2013

O governo de Portugal e a UNESCO assinaram acordo para a criação do Centro Internacional de Lisboa, de partilha da investigação científica entre os países lusófonos.
 

.
O ministro da Educação da República Portuguesa, Nuno Crato, anunciou em Paris no dia 8 de novembro a assinatura de um acordo entre Portugal e a UNESCO para a construção do Centro Internacional de Lisboa para as ciências fundamentais no espaço da Lusofonia.

“Este centro é sobretudo uma plataforma para a coordenação de projetos de investigação entre países da CPLP”, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, assim explicou o ministro na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O centro, com sede em Lisboa, vai funcionar em coordenação com a CPLP. O orçamento compreende “uma parte de contribuição substancial em géneros, ou seja, em bolsas” e uma “parte mínima para funcionamento”, referiu Nuno Crato.

O ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, visitou a sede da UNESCO em Paris, onde foi recebido pela diretora-geral do órgão, a búlgara Irina Bokova.
 

–– Cooperação com a UNESCO ––
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) financia o projeto, que vai contar com o apoio da UNESCO, sobretudo ao nível técnico.

“O que é importante é as bolsas que se distribuem e os projetos que se ajuda a funcionar e que pretende integrar projetos que de outra forma teriam valências dispersas”, acrescentou.

O primeiro projeto coordenado pelo novo centro é o programa de doutoramentos e mestrados em Ciências da Vida, em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência “que tem já garantidas bolsas, tanto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), como a CNPq, que é a FCT brasileira”.

O projeto irá reunir os bolsistas, provenientes dos países da CPLP, em Cabo Verde, onde vai ter lugar o programa.

O ministro da Educação explicou que “Portugal e Brasil entenderam-se para financiar bolseiros de países diferentes da CPLP para se encontrarem em Cabo Verde, e aí terem aulas e todo o programa de doutoramento e mestrado, com base, sobretudo, no Instituto Gulbenkian de Ciências”.

Nuno Crato e Irina Bokova formalizam o acordo assinado entre Portugal e UNESCO para a criação do Centro Internacional de Lisboa para a investigação científica.
 

–– Assinado em Paris acordo para criação do centro ––
Nuno Crato assinou no sábado, 9 de novembro, o acordo entre Portugal e a UNESCO para o estabelecimento do Centro Internacional de Lisboa.

A criação deste centro foi objeto de um memorando de entendimento entre a FCT e a CPLP, que apoiará a instalação e as atividades do centro através do seu Secretariado-Executivo, e foi aprovada pela Assembleia Geral da UNESCO em novembro de 2011.

O ministro participará também em dois encontros bilaterais com os seus homólogos de Cabo Verde e de Angola, onde serão abordados assuntos referentes à cooperação com esses países.

O ministro da Educação e Ciência representou Portugal na 37.ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, que teve início a 5 de novembro e termina no próximo dia 20, em Paris.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe um comentário