Articles

Jogos da Lusofonia em Goa, com todas as bandeiras nacionais permitidas

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

Dos jornais The Times of India e The Hindu Times (Índia)

Nos Jogos da Lusofonia em Goa, em janeiro de 2014, a bandeira da Índia poderá aparecer nos locais de competição do evento, como o Estádio Pandit Nehru, em Fatorda.
 

As coisas mudaram para melhor desde o final de setembro quando foi anunciada a nova data de realização dos Jogos da Lusofonia, em Goa, na Índia, para o período entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2014.

A prorrogação das datas do evento desportivo dos povos da Lusofonia, originalmente previsto para ocorrer entre 2 e 10 de novembro de 2013, foi decidida na Assembleia-Geral da ACOLOP (Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa) realizada em Macau, na China, no dia 22 de setembro.

Além da prorrogação, os organizadores dos Jogos comemoraram o resultado de uma longa reunião ocorrida entre a ACOLOP e o Comitê Olímpico Internacional (COI), em que se decidiu levantar a suspensão internacional da Índia durante o evento desportivo em Goa.

Keshav Chandra é o diretor-executivo do Comité Organizador dos Jogos da Lusofonia em Goa.

 

O COI havia decidido, em dezembro do ano passado, suspender a Associação Olímpica Indiana dos eventos de caráter olímpico pelo facto de o órgão desportivo da Índia ter descumprido uma cláusula internacional de boa governança. Após esta reunião, este ponto sensível da presença indiana nos Jogos da Lusofonia ganhou uma solução feliz: os atletas do país anfitrião poderão, finalmente, levar a bandeira nacional da Índia às cerimónias desportivas em Goa.

“Agora todos nós podemos respirar um pouco mais aliviados”, disse Keshav Chandra, diretor-executivo do Comité Organizador dos Jogos da Lusofonia, no dia 26 de setembro ao jornal The Times of India, logo após saber do resultado da reunião.

“A ACOLOP teve uma discussão detalhada com o COI e com base nessa reunião, disseram-nos [na Assembleia Geral em Macau] que não haveria quaisquer dificuldades quanto à realização dos Jogos da Lusofonia em Goa. Foi permitido à Índia içar a bandeira nacional e executar o Hino Nacional durante as cerimónias. É um grande alívio”, disse o dirigente do Comité de Goa.

A garantia do presidente da ACOLOP, Alex Vong, veio na Assembleia Geral de Macau, quando países como Angola e São Tomé e Príncipe manifestaram-se preocupados quanto ao estado dessa suspensão e o seu impacto sobre a imagem dos Jogos da Lusofonia.

“Alguns países-membros estavam apreensivos sobre a participação, uma vez que a suspensão não tinha sido levantada. A ACOLOP assegurou e convenceu todos os membros de que não há nada a temer”, disse ele.

Delegação de atletas da Índia desfila na cerimónia de abertura dos Jogos da Lusofonia de 2005 em Macau: bandeira nacional da Índia liberada para os Jogos da Lusofonia de Goa.
 

–– Presente nos Jogos de Goa, mas não ainda na Olimpíada ––
A espera da Índia para voltar às Olimpíadas foi adiada depois que o COI manteve sua posição em afirmar claramente que a Associação Olímpica Indiana tem de adotar a cláusula internacional olímpica de boa governança.

A suspensão da Associação Indiana significava que os atletas indianos teriam de competir nos Jogos da Lusofonia com uma bandeira alternativa – a do COI, a do ACOLOP ou a dos atletas independentes –, mas o COI, segundo o presidente da ACOLOP Alex Vong, decidiu fazer uma exceção especial para Goa.

“O COI acredita que os Jogos da Lusofonia são um movimento positivo. A suspensão da Índia não devia impactar a marca da Lusofonia”, disse Chandra.

–– “Bandeiras permitidas, mas as hastes, não” ––

O público dos Jogos de Goa poderá levar as bandeiras nacionais, mas não as bandeiras com hastes.
 

No dia 24 de outubro, o Comité Organizador dos Jogos havia tomado a decisão de proibir que o público empunhasse todas as bandeiras nacionais nos locais das modalidades.

“Os espectadores que quiserem saudar as equipas de seus países nos Jogos da Lusofonia do próximo ano não serão autorizados a portar bandeiras, um dos objetos banidos durante os Jogos”, assim noticiava o jornal The Hindu Times.

Porém, uma semana depois, o Comité tornou mais flexível a decisão quanto às bandeiras, passando a permiti-las, e teve de retirar os exemplares do Guia do Espectador para reeditá-los com a alteração da lista de itens proibidos.

O Guia será disponibilizado em linha na Internet para os espectadores dos Jogos promovidos pela ACOLOP, programados para janeiro de 2014.

O Guia do Espectador que fora emitido antes incluía “bandeiras com ou sem hastes” como um dos 40 itens proibidos listados para os Jogos a serem realizados em seis estádios em Goa. Permanecem proibidos itens como moedas, garrafas, instrumentos musicais, alimentos comestíveis, luzes de lêiser, capacetes de motociclistas e equipamentos eletrónicos, entre outros.

“As bandeiras serão permitidas, mas as hastes não”, disse o diretor-executivo dos Jogos da Lusofonia, Keshav Chandra, após a reedição do Guia do Espectador.

Em 12 dias de competições desportivas, os Jogos reunirão 1.500 atletas e membros de delegações de 12 países e regiões: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste.

São nove as modalidades desportivas que farão parte dos Jogos da Lusofonia – atletismo, basquetebol, futebol, judo, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e wushu.

Os organizadores disseram que as novas diretrizes de segurança dos Jogos foram elaboradas por uma célula especial da polícia de Goa, em associação com o Comité Organizador dos Jogos, a considerar o protocolo internacional de esportes e também as condições locais.

Todos os locais terão um processo de triagem de segurança, que inclui portas com detectores de metais e escâneres com leitores de raios X.  :::

.
–– Extraído dos jornais The Times of India e The Hindu Times (Índia) ––

.
*              *              *

.
Leia também
Jogos da Lusofonia em Goa adiados para janeiro de 2014 – 04 de outubro de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: