Articles

Conferência Internacional “Média e Império Português” em Lisboa

In O Mundo de Língua Portuguesa on 3 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

Do Centro Cultural de Belém e da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

.
A relação entre os média e o Império Português: esse foi o tema principal da conferência internacional Média e Império Português, realizada nos dias 1 e 2 de novembro de 2013 na capital portuguesa.

A conferência revelou uma base interdisciplinar, acolhendo estudos de jornalismo, comunicação, história, literatura, sociologia, geografia, antropologia e história da arte, entre outros domínios dos estudos humanísticos e das ciências sociais, para uma melhor compreensão das relações entre os meios de comunicação e a política imperial de Portugal desde o século XVIII até a Revolução dos Cravos e a queda do salazarismo.

A partir de um conceito bem alargado sobre “média”, a abranger as estruturas físicas de transporte e todas as formas de comunicação simbólica – da comunicação oral, da cartografia, do correio, da imprensa, da literatura e do teatro até o cinema, o rádio, a televisão e a publicidade –, foram apresentados estudos relativos ao estabelecimento e à manutenção de um Império Português de alcance global.

Os trabalhos mostraram as articulações e tensões quanto aos contactos entre a metrópole e o Ultramar e aos questionamentos sobre identidades culturais no ambiente colonial. O evento fez um percurso histórico que abrange:
• a América portuguesa – o Brasil colonial e a expansão portuguesa na Amazónia do século XVIII;
• a expansão colonial na África, na Índia e na China nas últimas décadas do Reino de Portugal (sobretudo entre 1860 e 1910) e durante a Primeira República Portuguesa (entre 1910 e 1926);
• as tensões do Ultramar durante a ditadura salazarista do “Estado Novo” (de 1933 a 1974);
• as Guerras de Libertação (ou Guerras Coloniais, como são chamadas em Portugal) e o processo de descolonização e das independências após a Revolução dos Cravos de 1974.

A Conferência Internacional Média e Império Português realizou-se nos dias 1 e 2 de novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

.
–– Extraído do Centro Cultural de Belém e da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: