Articles

Congresso na Universidade da Extremadura: Língua Portuguesa e bilinguismo na União Ibérica

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 28 de Outubro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Da Sociedade Estremenha de Estudos Portugueses e da Lusofonia (Cáceres, Espanha)

O III Congresso Internacional da SEEPLU ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro em Cáceres, na Extremadura, oeste da Espanha, com o tema da Língua Portuguesa durante a União Ibérica.
 

.
O III Congresso Internacional da Sociedade Estremenha de Estudos Portugueses e da Lusofonia (SEEPLU) terá lugar, nos dias 30 e 31 de outubro, no Salão de Atos da Biblioteca Central da Universidade da Extremadura.

Escudo de Armas da União Ibérica, entre 1580 e 1640 – o brasão de Portugal entre o de Castela e Leão e o de Aragão e Sicília.

A Universidade localiza-se em Cáceres, cidade da comunidade autónoma da Extremadura, no oeste da Espanha, em sítio que historicamente fazia parte da antiga província romana da Lusitânia.

O tema do III Congresso Internacional da SEEPLU é Crise e Ruptura Peninsular. O foco do evento é o período da chamada União Ibérica, em que Portugal e Espanha estiveram sob a mesma Coroa entre 1580 e 1640. A União Ibérica governou um império sobre uma vasta superfície do mundo, das Américas e da costa da África até a Índia e o extremo leste da Ásia, incluindo territórios em partes da Europa continental.

Assim declara o sítio oficial do Congresso da SEEPLU: “Nestes tempos em que se assiste a uma pressão cada vez maior dos problemas identitários e de opções de rutura, parece oportuno refletir sobre outros momentos de crise e desagregação que afetaram Portugal em relação ao resto da Península Ibérica, de forma muito especial sobre os acontecimentos vividos no século XVII cujo resultado é a criação dos dois Estados modernos peninsulares: Espanha e Portugal.”

Alguns dos temas mais diretamente relacionados ao evento são: a convivência cultural, artística e literária no período da União Ibérica; a gramática da Língua Portuguesa e o bilinguismo em Portugal durante o domínio espanhol; a difusão do Barroco; as ideias políticas; a influência de Os Lusíadas nas duas grandes culturas ibéricas; e a literatura durante as guerras ibéricas dos séculos XVI e XVII e a Restauração da independência portuguesa em 1640.

Ao mesmo tempo, o Congresso implementará sessões ligadas mais diretamente às questões do Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros, da didática do Português como Língua Segunda, da tradução entre as duas Línguas e do português no sistema educativo da Extremadura.

As Línguas oficiais de comunicação do Congresso em Cáceres são o português e o espanhol.

A Universidade da Extremadura abriga a sede da SEEPLU em Cáceres, oeste da Espanha.
 

A SEEPLU é uma sociedade criada inicialmente por um grupo de professores e investigadores da Área de Filologia Portuguesa da Universidade da Extremadura, voltada para o desenvolvimento de atividades relacionadas com a cultura de expressão portuguesa no mundo. A Faculdade de Filosofia e Letras de Cáceres, na Universidade da Extremadura, abriga a sede da SEEPLU.

O evento conta com a colaboração do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Conselheria de Emprego, Empresa e Inovação do Governo da Extremadura e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia.  :::

.
III Congresso Internacional da SEEPLU
Sociedade Estremenha de Estudos Portugueses e da Lusofonia
Crise e Ruptura Peninsular – 30 e 31 de outubro de 2013
Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura
avenida de la Universidad s/n. – Apartado 217 – 10003
Cáceres – Extremadura – Espanha

.
–– Extraído do sítio da Sociedade Estremenha de Estudos Portugueses e da Lusofonia (Cáceres, Espanha) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: