Articles

Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança, em Londres

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 22 de Outubro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (Londres, Reino Unido)

.
Mais um evento importante que antecede a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, em Lisboa. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil – o Itamaraty – e o Consulado do Brasil em Londres promovem nos dias 24 e 25 de outubro o I Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança, a ser realizado na Universidade de Londres.

O evento com debates, mesas-redondas e oficinas de capacitação de professores, tem como objetivo dar maior visibilidade ao Ensino do Português como Língua de Herança nos outros países da Europa e integrar as iniciativas voltadas ao ensino da Língua Portuguesa e da cultura brasileira com a colaboração das instituições das comunidades brasileiras da Europa Ocidental.

O simpósio foi motivado pelo facto de que houve intensa mobilidade não apenas de cidadãos portugueses como também de brasileiros nos países da União Europeia.

De acordo com dados do Itamaraty, havia em 2009 cerca de 180 mil brasileiros no Reino Unido, 137 mil em Portugal, 125 mil na Espanha, 89,2 mil na Alemanha, 70 mil na Itália, 60 mil na França, 57,5 mil na Suíça e 42 mil na Bélgica.

As comunidades brasileiras organizadas nesses países da Europa Ocidental criaram instituições para ensino e difusão da Língua Portuguesa e da cultura brasileira, mas esse trabalho tem se desenvolvido de forma individual e muito isolada. Havia, assim, a necessidade de estabelecer um trabalho colaborativo entre as instituições europeias de cultura brasileira para desenvolver a Língua Portuguesa como Língua Herança (ou como Segunda Língua).

A Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (Abrir), uma organização civil fundada em 2006 e que promove a Língua Portuguesa entre os brasileiros na Europa, lançou a ideia da realização deste simpósio sobre o Ensino de Português voltado às comunidades brasileiras no âmbito da União Europeia.

O I Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança será realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Mais informações aqui no sítio do simpósio na Internet.  :::

.
• Instituto de Educação – Universidade de Londres
20, Bedford Way – Camden, WC1H 0AL (próximo ao Museu Britânico)
Londres – Inglaterra – Reino Unido

.
–– Extraído do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (Londres, Reino Unido) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: