Articles

Mais clubes de futebol da Europa com sítios em Português na Internet

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 22 de Outubro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Baseado em reportagem da Rádio Renascença (Portugal)
21 de setembro de 2013

O F.C. Barcelona lançou no dia 17 de outubro a versão de seu portal de Internet com as informações da equipa catalã de futebol em Língua Portuguesa.
 

Desde muito tempo, o futebol conquistou grande projeção no Brasil e em Portugal, e ambos os países têm clubes e seleções nacionais de futebol fortes e admirados ao redor do planeta. Mas só recentemente as principais equipas de futebol do mundo estão a descobrir o mercado potencial formado por seus adeptos de Língua Portuguesa.

O F.C. Barcelona, atual campeão espanhol, inaugurou na segunda-feira, 21 de outubro, a versão de Língua Portuguesa do seu sítio oficial na Internet.

A versão própria em Língua Portuguesa está ao lado de versões em espanhol, inglês, francês, chinês, árabe, indonésio, japonês e – claro – em catalão.

Os responsáveis “blaugrana” justificam a aposta, estratégica, para alcançar o mercado brasileiro, na sequência da transferência do avançado Neymar Júnior, egresso do Santos Futebol Clube, para a equipa catalã no passado verão. O novo portal do Barcelona em português diz que com o portal em português “consolida definitivamente essa relação histórica com o gigante sul-americano” – uma relação que dura já 70 anos, quando houve a primeira contratação de um atleta brasileiro na equipa de futebol de camisa azul e grená.

O clube “culé” – como são chamados seus aficionados – explica que a criação do novo sítio em português deve-se ao facto de esta ser a quinta Língua mais falada entre os seus adeptos.

O próprio clube catalão explica porque, mesmo ressaltando que usa a “versão brasileira” da Língua, assume a terminação “.pt”:

“Normalmente, os sites [sítios] brasileiros acabam em ‘.com.br’, mas o F.C. Barcelona escolhe os seus endereços pelos idiomas e não pelo país em questão. Por isso, apesar de o site ser totalmente voltado ao Brasil, o endereço será o seguinte: <www.fcbarcelona.pt>. Com o tempo, o clube catalão buscará adaptar essa questão técnica ao mercado brasileiro e fará que o endereço tenha o final que normalmente é utilizado pela Internet local”, pode ler-se na página do “Barça”.

Há também versões em Língua Portuguesa dos portais de Internet de outros grande clubes de futebol europeus, como o Paris Saint-Germain, o Milan e o Zenit de São Petersburgo.
 

–– O português em outros grandes clubes europeus na Internet ––
Outros importantes clubes de futebol de renome mundial já possuem versões de Língua Portuguesa de seus sítios de Internet. Como é o caso do Milan, da Itália, que também tem histórico de possuir atletas vindos sobretudo do Brasil. O sítio da equipa de Milão tem traduções do italiano para o português, o inglês (“britânico” e “norte-americano”), o espanhol, o chinês, o japonês e o árabe.
• A.C. Milan:
<http://www.acmilan.com/pt>

Neste ano de 2013, o Zenit de São Petersburgo lançou a sua página em Língua Portuguesa, também voltada ao público e aos adeptos portugueses e brasileiros do futebol da Rússia. Além do português e do russo, há versões do sítio em espanhol, italiano e inglês.
• F.C. Zenit de São Petersburgo:
<http://en.fc-zenit.ru/main/fanguide/essentials/port/>

E o Paris Saint-Germain, é outro grande clube que já contou em sua história com atletas brasileiros e portugueses, e tem muitos admiradores no mundo lusófono – bem como entre as comunidades lusofalantes residentes na França. O portal do clube parisiense tem versões em francês, espanhol, italiano e português.
• Paris Saint-Germain F.C.:
<http://www.psg.fr/pt/Accueil/0/Home>

Muitos outros clubes da Europa têm as versões de seus sítios em línguas com grande número de falantes que representam um grande mercado potencial de adeptos do futebol e de seus produtos: seus sítios costumam ser traduzidos para línguas como chinês, japonês, árabe, tailandês, coreano e indonésio.

E a tendência é de que cada vez mais a “Língua de Camões” – que sempre foi de projeção internacional e está presente em todos os continentes – apareça também na comunicação dos grandes clubes do desporto mais admirado do mundo na Internet.   :::

.
–– Com dados da Rádio Renascença (Portugal) ––

.
*              *              *

Leia também:
A Língua Portuguesa bem presente nas grandes competições de futebol – 03 de julho de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: