Articles

Certificados credibilizam Ensino de Português no Canadá, diz José Cesário

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 21 de Outubro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Extraído do jornal Diário de Notícias (Lisboa, Portugal) e da Agência Lusa
19 de outubro de 2013

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, em visita recente ao Canadá, felicitou os avanços do Ensino de Português entre as comunidades na América do Norte.
 

.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, disse que os primeiros certificados da avaliação efetuada nas provas de Certificação de Língua Portuguesa “são o passo decisivo para a credibilização do ensino no estrangeiro”.

O representante do governo da República Portuguesa falou na cerimónia de entrega de certificados de conhecimentos em Língua Portuguesa decorrido ao final da tarde de 18 de outubro nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Toronto, em iniciativa conjunta entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o Ministério da Educação, de Portugal.

Foram entregues 30 certificados, em um total de 250 alunos de português no Canadá, e mais de 3.700 em termos globais que “aceitaram voluntariamente submeter-se a estas provas”, seguindo a nova classificação estabelecida pelo Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE), do Camões. O modelo é baseado nos níveis linguísticos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

O governante declarou-se satisfeito com a elaboração de novos programas para a rede Ensino Português no Estrangeiro (EPE), a inscrição dos alunos, a distribuição de manuais escolares na América do Norte e a criação de novas Coordenações do Ensino na Austrália e na Venezuela, e também com o lançamento do Plano de Incentivo à Leitura, de montagem de bibliotecas, desenvolvido pelo Camões.

“Este é o passo decisivo para a credibilização do Ensino da Língua Portuguesa no estrangeiro”, sublinhou José Cesário.

A cerimónia de entrega dos diplomas alusivos à Certificação do Ensino de Língua Portuguesa contou também com homenagem aos professores aposentados.

–– Portugal e Canadá “têm muito a ganhar” ––
No dia 19 de outubro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse que “Portugal tem muito a ganhar e o Canadá também”, ao celebrar o compromisso político alcançado sobre um acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Canadá.

“Tudo o que significa estreitar as relações comerciais e económicas entre os países da América do Norte, neste caso o Canadá, e os países europeus, obviamente incluindo Portugal, é positivo para as nossas economias”, disse José Cesário durante uma visita à uma fábrica de alimentos tradicionais portugueses, em Mississauga, na província do Ontário.

José Cesário visitou o Canadá na semana passada, onde, além dos compromissos no Consulado Geral em Toronto e na empresa de Missisauga, participou no jantar da 30.ª Semana Cultural da Casa do Alentejo, também em Toronto.  :::

.
–– Extraído do jornal Diário de Notícias (Lisboa, Portugal) e da Agência Lusa ––

.
*              *              *

Leia também:
Instituto Camões quer Língua Portuguesa no ensino regular dos EUA e Canadá – 17 de julho de 2013
Instituto Camões e Plano Nacional de Leitura: protocolo pela Língua Portuguesa no estrangeiro – 06 de abril de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: