Articles

XX Colóquio da Lusofonia, em Seia, na Serra da Estrela, Portugal

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 15 de Outubro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Associação Colóquios da Lusofonia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

.
De 16 a 18 de outubro de 2013, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, do Instituto Politécnico da Guarda (ESTH/IPG), em Seia, vai receber, no seu auditório, a vigésima edição do Colóquio da Lusofonia.

A realização deste evento em Seia, na Serra da Estrela – o ponto mais elevado de Portugal continental, localizado no Distrito da Guarda – resulta da parceria vigente entre a Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (AICL) e a ESTH/IPG e conta com o apoio da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

O certame, da responsabilidade da AICL em colaboração com a ESTH/IPG, contará com a participação de vários palestrantes vindos de Alemanha, Brasil, Portugal, Roménia e Rússia, bem como das regiões dos Açores (Portugal) e da Galiza (Espanha).

Reunindo académicos e investigadores, o Colóquio em Seia tem um programa diversificado, que inclui intervenções sobre temas específicos como: “Língua Portuguesa no Espaço Jurídico de Macau”, “Língua Portuguesa no Ciberespaço: Difusão, Crescimento e Valores”, “Lusofonia e Açorianidade” e “Unidade na Diversidade: A Língua oral do Português, Variante Brasileira”.

No último dia deste encontro, ao meio-dia, será anunciado o vencedor ou a vencedora na categoria de conto e narrativa do 1º Prémio Literário AICL Açorianidade, que em 2013 presta homenagem à escritora Judite Jorge.

–– Colóquios da Lusofonia: pela “Cidadania da Língua” ––
Segundo a AICL, “a Lusofonia diz respeito aos que falam, escrevem e trabalham a Língua Portuguesa, independentemente da cor, credo, religião ou nacionalidade. Assim nasceram em 2001 no Porto, os Colóquios da Lusofonia com a utopia de criar a Cidadania da Língua.”

A Associação Internacional Colóquios da Lusofonia foi criada com os objetivos de fortalecer os laços internacionais no plano linguístico, cultural, social, económico e político, na defesa, na preservação, no ensino e na difusão da Língua Portuguesa.

“Irmanados do ideal de sociedade civil capaz e atuante […], realizámos, de 2002 a 2012, 18 colóquios relevantes para a defesa da Língua de todos nós, com a ajuda dos três patronos: Malaca Casteleiro (Academia das Ciências de Lisboa), Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras) e Concha Rousia (Academia Galega da Língua Portuguesa)”. Estes responsáveis marcam presença no colóquio em Seia.

O programa do XX Colóquio da Lusofonia, em Seia, está no endereço:
<http://www.lusofonias.net/>.

.
–– Extraído da Associação Colóquios da Lusofonia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: