Articles

Xanana Gusmão quer uma CPLP com um “cariz mais económico” que cultural

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 8 de Outubro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
4 de outubro de 2013

Xanana Gusmão, primeiro-ministro de Timor-Leste: “Queremos mudar a face da CPLP para uma Comunidade de países com investimentos estratégicos”, com “maior coesão, unidade e cooperação”.
 

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje [4 de outubro] que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é incapaz de ir além de questões como a história ou a Língua, reclamando um “cariz mais económico” para a organização.

“Dizemos que há um cordão umbilical linguístico entre nós, mas cada um só olha para a ponta dos seus sapatos”, disse à Agência Lusa Xanana Gusmão, que reclama um “plano estratégico para desenvolver parcerias estratégicas entre os membros” lusófonos.

“Nós juntamo-nos para falar sobre convenções da CPLP, sobre isto ou sobre aquilo que não têm impacto real na vida das populações. Falamos de Língua, vivemos a história e a CPLP ficou uma instituição […] grande, mas sem capacidade de produzir algo de diferente”, afirmou o primeiro-ministro de Timor-Leste, país que assume em 2014 a liderança da organização internacional.

“Ficarmos a olhar para o passado, a dizer que temos uma história comum, e uma cultura comum não dá”, disse, considerando que essa posição coloca todos os países-membros “saudosistas no tempo e entalados cada um a ver o seu corredor”.

Para o primeiro-ministro timorense, os Estados-membros da organização não se aperceberam que a globalização trouxe desafios maiores, e o caminho é agora entrar no “mercado e no comércio internacional”.

–– Por uma “Comunidade de países com investimentos estratégicos” ––
Timor-Leste vai assumir, pela primeira vez, em julho do próximo ano a presidência rotativa da CPLP, durante a Cimeira da organização que vai decorrer em Díli.

Para o novo mandato, Xanana quer dar um “cariz económico” à organização: “Queremos mudar a face da CPLP para uma Comunidade de países com investimentos estratégicos, aproveitando o know-how [saber técnico] de um país, as necessidades de outro e aproveitando a capacidade financeira de outro”.

“Estamos colocados em todo o mundo”; isso não pode ser apenas “para contarmos o número da população e dizer que o português tem de ser uma Língua da ONU”, salientou, reclamando uma mudança de política dos governantes lusófonos.

“Podemos investir em muitos lados. Porque é que a CPLP não olha para oportunidades de investimento? Porque é que não define essas coisas?” – questionou.

Pelo contrário, agora, “estamos cada um no seu quintal a olhar um para o outro e a cumprimentar em português: ‘olá, bom dia, como está?'”, ironizou.

Por isso – prometeu –, “a presidência da CPLP em Timor vai ter um cariz mais económico”, propondo um consórcio para investimentos estratégicos.

Para o chefe do governo timorense, a CPLP, “nesta época difícil da globalização”, tem de aparecer como uma Comunidade que pode gerir os seus próprios interesses, com “maior coesão, unidade e cooperação”.

Sobre a eventual adesão da Guiné-Equatorial à CPLP, Xanana considera que a candidatura deve ser ponderada por todos os países, mas não esclareceu qual a sua posição.

No entanto, “se nós não começarmos já a ver a Comunidade a olhar para o sector económico, vamos morrer” e “vamos ficar sem força”, avisou o governante timorense.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Uma resposta to “Xanana Gusmão quer uma CPLP com um “cariz mais económico” que cultural”

  1. O PM Xanana Gusmão, tem razão! Se forem obtidos progressos na área económica, haverá meios financeiros para promover a cultura!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: