Articles

Jogos da Lusofonia em Goa adiados para janeiro de 2014

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Outubro de 2013 by ronsoar Tagged: ,

Da Agência Lusa e do jornal The Times of India (Índia)

O então presidente da Autoridade Desportiva de Goa, Prabhu Dessai, com a bandeira da ACOLOP durante os Jogos da Lusofonia de Lisboa em 2009 – edição dos Jogos em Goa foi adiada para o período de 18 a 29 de janeiro de 2014.
 

A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) decidiu em Assembleia-Geral extraordinária, realizada em Macau entre os dias 20 e 23 de setembro, adiar para janeiro de 2014 a terceira edição dos Jogos da Lusofonia.

Os Jogos da Lusofonia de Goa estavam originalmente previstos para ocorrerem de 2 a 12 de novembro deste ano. O motivo alegado do adiamento foram as constantes chuvas da monção que assola a região oeste da Índia nas últimas semanas e cujas aluviões causaram estragos nas obras de estrutura em curso para o evento desportivo.

De acordo com a decisão da ACOLOP, os Jogos da Lusofonia em Goa foram adiados para o período de 18 a 29 de janeiro de 2014.

Depois de já dada a confirmação da presença de 11 países para os próximos Jogos da Lusofonia, o presidente executivo do Comité Organizador do evento na Índia, Keshav Chandra, solicitou o adiamento, pois não teria as infraestruturas prontas a tempo.

O adiamento dos jogos “foi uma decisão unânime” dos associados da ACOLOP e “mostra a grande unidade” existente na associação, explicou Alex Vong, presidente da ACOLOP.

O mesmo responsável recordou que a “força da ACOLOP reside na solidariedade e cooperação” entre todos os membros e que “é necessário perceber que nem todos os comités olímpicos participantes” possuem as mesmas capacidades de realização.

–– Os obstáculos dos Jogos da Lusofonia e da Associação Indiana ––

A Associação Olímpica Indiana foi suspensa do Comité Olímpico Internacional por não ter assinado cláusula de boa governança da entidade olímpica mundial.

 

A organização dos Jogos da Lusofonia em Goa tem sofrido muitos obstáculos para a montagem do evento, como as dificuldades da Autoridade Desportiva de Goa quanto à obtenção de verbas para a construção dos estádios e das instalações para atenderem aos padrões internacionais.

Contudo, a inspeção da ACOLOP observou grande empenho da Autoridade Desportiva de Goa em manter dentro do prazo o cronograma de obras do Estádio Pandit Nehru em Fatorda, no distrito de Goa Sul, e da quadra poliesportiva de Taleigão, cidade vizinha a Panjim (ou Panaji).

Um novo problema foi a recente proibição imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) à participação da Associação Olímpica Indiana nos eventos desportivos olímpicos. A associação da Índia havia sido banida do COI por não ter assinado a cláusula de boa governança da entidade olímpica internacional.

A medida de suspensão da Índia pelo COI deixaria os atletas anfitriões com a singular situação de não poderem atuar com a bandeira de seu país, mas com a do COI, ou da ACOLOP ou uma bandeira alternativa.

“Na Assembleia Geral, foi decidido que a Índia levantará a sua bandeira e que o hino nacional da Índia será executado somente em ocasiões cerimoniais durante os Jogos”, disse Keshav Chandra, que representou a delegação de Goa na reunião em Macau.

Uma nova Assembleia Geral da ACOLOP está programada para ocorrer no seu prazo habitual, em dezembro deste ano.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e do jornal The Times of India (Índia) ––

Uma resposta to “Jogos da Lusofonia em Goa adiados para janeiro de 2014”

  1. Muito bem se as condições não são as melhores… que assim seja. Entretanto pode dar tempo a estar presente como convidada Malaca/Malásia, tão perto e tão longe, mas nunca esquecida no mundo lusofono-Património da Humanidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: