Articles

Celebrando a diversidade linguística na Europa

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 29 de Setembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Comissão Europeia e do Centro Europeu para as Línguas Modernas

.
O dia 26 de setembro é o Dia Europeu das Línguas, data criada e celebrada pela Comissão Europeia e pelo Conselho da Europa. Na União Europeia, a data foi celebrada em um bloco de países-membros que tem 24 línguas oficiais e cerca de outras 60 línguas e dialetos regionais e minoritários, além das línguas faladas por comunidades imigrantes de outras partes do mundo.

Em Lisboa, houve nove giros turísticos pela capital portuguesa, cada um em uma língua diferente, com visitas guiadas a um conjunto de edifícios simbólicos com exposições de artes plásticas, na Rota da Arte do Lisbon Week. E ocorreu um programa de aulas de nove línguas diferentes na Aliança Francesa de Lisboa. Em Gondomar, na região do Porto, houve uma competição de camisetas decoradas com expressões em línguas diferentes, à exposição nas escolas secundárias.

E está marcada, para os dias 17 e 18 de outubro, a Feira das Línguas, a ser promovida pelo Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social, na sede do órgão em Minde, no Distrito de Santarém (antiga província do Ribatejo).

Em toda a Europa, ocorreram igualmente lugar centenas de outros eventos relacionados com as línguas, desde um concerto de rap multilíngue em Zagreb, na Croácia, a uma feira profissional em Glasgow, Escócia, Reino Unido, subordinada ao tema “Pensar em Alemão” e um passeio pela “Rua das Línguas” em Bratislava, na Eslováquia. Na Áustria, houve um piquenique de Língua Portuguesa e comidas típicas do Brasil.

À semelhança de 47 países europeus, em outras partes do globo, incluindo o Canadá, a Polinésia Francesa e os Emirados Árabes Unidos, o dia foi também assinalado com iniciativas idênticas.

–– “Celebramos a diversidade linguística da Europa” ––

Androulla Vassiliou: “A diversidade linguística constitui uma parte fundamental da nossa identidade cultural europeia.”

A cipriota Androulla Vassiliou, Comissária Europeia para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, declarou: “O Dia Europeu das Línguas é o dia em que celebramos a diversidade linguística da Europa e as vantagens de aprender línguas estrangeiras. Defendemos ambas porque a diversidade linguística constitui uma parte fundamental da nossa identidade cultural europeia e porque a capacidade de falar várias línguas é um passaporte que abre um mundo de oportunidades.”

“O Dia Europeu das Línguas é para todos. Mais do que nunca, as línguas e a comunicação representam aspectos centrais da nossa sociedade. A aprendizagem de línguas proporciona formas de abrir os nossos espíritos a novas perspectivas e culturas”, acrescentou a islandesa Ólöf Ólafsdóttir, diretora na área da Cidadania e Participação Democráticas no Conselho da Europa.

–– Novo programa europeu de educação e aprendizagem de línguas ––
O Erasmus+, o novo programa da União Europeia na área da educação, formação e juventude para o período 2014-2020, fomentará a aprendizagem das línguas em todas as suas principais linhas de ação.

O novo programa integrado, previsto com um orçamento de quase 15 mil milhões de euros, proporcionará subvenções a mais de 4 milhões de pessoas para que adquiram experiência profissional e competências através de oportunidades de ensino, formação ou voluntariado no estrangeiro. Cursos em linha serão oferecidos a estudantes, aprendizes e outros beneficiários que queiram reforçar as respetivas competências linguísticas antes de se deslocarem para o estrangeiro.

As agências nacionais responsáveis pela gestão do Erasmus+ nos países-membros da União Europeia serão encorajadas a atribuir o Rótulo Linguístico Europeu a projetos linguísticos inovadores.

No final de 2013, o Erasmus+, a ser gerenciado pela Comissão Europeia, substituirá o atual Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que vigorou desde 2007.

O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da União Europeia, encerra-se no final de 2013 e será substituído pelo novo programa Erasmus+.
 

–– A história do Dia Europeu das Línguas ––
O Dia Europeu das Línguas foi pela primeira vez organizado pelo Conselho da Europa em 2001, ocasião em que se celebrou o Ano Europeu das Línguas. A Comissão Europeia e o Centro Europeu para as Línguas Modernas – este último vinculado ao Conselho da Europa – participam ativamente na organização dos eventos linguísticos que decorrem nesse dia ou nos dias próximos.

O Dia Europeu das Línguas visa sensibilizar os cidadãos para as línguas usadas na Europa, promover a diversidade cultural e linguística e fomentar a aprendizagem das línguas ao longo da vida.

Na União Europeia, há 24 línguas oficiais e cerca de outras 60 línguas e dialetos regionais e minoritários, além das línguas faladas por comunidades imigrantes de outras partes do mundo.
 

No início de 2013, o Conselho da Europa e a Comissão Europeia – esta última, que tem como presidente o ex-primeiro-ministro da República Portuguesa, José Manuel Durão Barroso – assinaram um acordo de parceria com o objetivo de reforçar a cooperação no sentido de promover as ferramentas das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino e ensaio de línguas, bem como na avaliação de competências linguísticas.

A União Europeia conta com 24 línguas oficiais – entre elas, a Língua Portuguesa –, cerca de 60 línguas regionais e minoritárias e mais de 175 línguas migrantes. No mundo, existem entre 6 mil e 7 mil línguas, a maioria das quais é falada na Ásia e na África. Pelo menos metade da população mundial é bilingue ou multilíngue, isto é, fala ou compreende duas ou mais línguas.  :::

O Dia Europeu das Línguas é uma iniciativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa.
 

.
Clique aqui para descarregar o quadro de eventos do Dia Europeu das Línguas de 2013, elaborado pela Comissão Europeia.

• Centro Europeu para as Línguas Modernas – Dia Europeu das Línguas (em inglês):
<http://edl.ecml.at/>

• Comissão Europeia – Dia Europeu das Línguas:
<http://ec.europa.eu/languages/orphans/european-day-of-languages_pt.htm>

.
–– Extraído da Comissão Europeia e do Centro Europeu para as Línguas Modernas ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: