Articles

Cabo Verde implementa nas escolas aprendizagem bilingue de crioulo e português

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 28 de Setembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Extraído do portal África 21 Digital
22 de setembro de 2013

Um projeto de ensino bilingue de Língua Portuguesa e de crioulo cabo-verdiano começou a ser implantado gradualmente no sistema educativo do país neste ano letivo 2013-2014.
 

.
Praia — A implementação de um projeto bilingue de aprendizagem em Língua Portuguesa e no crioulo cabo-verdiano constitui uma das novidades do ano letivo 2013-2014.

Uma fonte do Ministério da Educação (MED) do arquipélago cabo-verdiano revelou que se trata de um projeto inovador que pretende introduzir a língua materna cabo-verdiana no sistema educativo, tendo como objetivo também a melhoria da aprendizagem da Língua Portuguesa.

O projeto vai ser implementado inicialmente em duas escolas básicas do país, sendo uma na Praia, no polo número três de Ponta de Água, e a outra no município de São Miguel, no interior da ilha de Santiago, no polo três de Flamengos.

A promoção da aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino e a valorização da língua nacional (crioulo) são um dos objetivos preconizados no programa do Governo na VIII Legislatura (2011-2016), recorda a fonte.

–– Implantação gradual do ensino bilingue ––
Conforme explica a diretora-geral da Educação, Teresa Lima, para arrancar com esta experiência bilingue no ensino, o MED teve de formar, juntamente com a autora do projeto – a professora universitária portuguesa, especializada em línguas, Ana Josefa Cardoso –, um grupo de professores que irão lecionar a disciplina da língua cabo-verdiana.

O maior interesse do MED é formar professores de modo a contribuir para a promoção e valorização de um corpo docente e de agentes educativos com capacidade para materializar o ensino bilingue em todas as escolas do país ao longo dos próximos seis anos.

“Após o primeiro ano de experiência, podemos alargar o projeto a mais escolas do país”, disse Teresa Lima, garantindo que o projeto bilingue na educação vai ser acompanhado pelo Ministério da Educação e supervisionado pela autora Ana Josefa Cardoso.

A educação bilingue em Língua Portuguesa e no crioulo já vem sendo implementada, com relativo sucesso, há alguns anos em Portugal, envolvendo alunos filhos de imigrantes cabo-verdianos que enfrentam dificuldades na aprendizagem devido à barreira linguística.

Também nos Estados Unidos da América (EUA), a educação bilingue, crioulo-inglês, introduzida há já vários anos, consiste essencialmente em permitir aos alunos filhos de imigrantes recentes a aprendizagem das matérias que constituem os programas de ensino em vigor nas diferentes zonas ou Estados do país na sua própria língua de origem e, simultaneamente, vão aprendendo a língua do país de acolhimento, com as respetivas componentes culturais.  :::

.
Cabo Verde implementa aprendizagem bilingue de crioulo e português.
Do sítio África 21 Digital – seção Conhecimento.
Publicado em: 22 set. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: