Articles

EUA: 10ª. Conferência Anual e a projeção da Educação em Língua Portuguesa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 27 de Setembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

A Universidade de Massachusetts em Dartmouth realiza, neste dia 27 de setembro, a 10ª. Conferência Anual sobre Educação em Língua Portuguesa para os professores do nordeste dos EUA.
 

.
A 10ª Conferência Anual sobre Educação em Língua Portuguesa é organizada pelo Departamento de Português da Universidade de Massachusetts em Dartmouth, e realiza-se neste dia 27 de setembro.

O evento é uma iniciativa da Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos da América (CEPE-EUA) do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O encontro reune professores de Língua Portuguesa dos diversos níveis de ensino, bem como representantes das direções das escolas públicas e das escolas comunitárias da populosa região da Nova Inglaterra, no nordeste do país – sobretudo as de Boston e New Bedford, cidades do Estado de Massachusetts, e de Providence, no vizinho Estado de Rhode Island.

Para esta conferência anual, está prevista igualmente a participação de alunos que frequentam os cursos de português nas referidas escolas.

A jornada de trabalho da conferência vai das 9 horas e 30 às 15 horas e 30. Na sessão de abertura participam Gláucia Silva, responsável pelo Departamento de Português da Universidade de Massachusetts em Dartmouth; Pedro Carneiro, cônsul de Portugal em New Bedford; e João Caixinha, adjunto da Coordenação do Ensino de Português nos EUA, do Camões.

“O objetivo é trazer professores a um só local para que eles possam interagir, trocar ideais e levar a eles os resultados de pesquisas que vêm sendo feitas, para que possam se aplicar esses resultados na sala de aulas”, disse a professora doutora Gláucia Silva, que é também coordenadora do evento.

A 10ª Conferência Anual sobre Educação em Língua Portuguesa tem lugar na sala de leitura da Biblioteca Claire T. Carney, da Universidade de Massachusetts em Dartmouth.  :::

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ––

.
*              *              *

–– O Português à conquista do mundo americano ––

Do portal Educare (Porto, Portugal)
15 de setembro de 2013

.
:::  O fascínio pela nossa cultura e Língua está dar lugar a ações estruturais em universidades norte-americanas. Em Dartmouth, está para breve um programa de licenciatura.  :::

A promoção da Língua Portuguesa nas universidades dos EUA tem sido incentivada com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

A Língua Portuguesa está a conquistar terreno no mundo. Na Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, nos Estados Unidos da América, o Centro de Estudos Portugueses tem desenvolvido uma ação de promoção do ensino da Língua e cultura portuguesas, intervenção que tem sido apoiada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) –(1)–.

O próximo passo será a constituição de um Departamento Autónomo de Estudos Portugueses que poderá enquadrar a oferta de um programa multidisciplinar de licenciatura nesta área.

Atualmente, além de promover um certificado de Língua Portuguesa, o centro patrocina e coordena pesquisa e atividades educacionais e culturais apropriadas à sua missão de promover a “Língua de Camões”. A organização de colóquios, conferências, concertos, apresentação de filmes e outros eventos culturais, relacionados com o mundo lusófono, consta também do programa de atividades do centro.

A atuação da FLAD, que se tem guiado pelos mesmos princípios do centro, tem passado por numerosos campos. Um dos mais significativos foi o apoio dado à instalação da RTP Internacional –(2)– em Dartmouth e à organização de um congresso sobre os “25 Anos da Democracia em Portugal”.

A promoção da Língua passou ainda pela realização de uma conferência sobre o Centenário da Morte de Garrett –(3)–, por uma exposição das pinturas de Paula Rêgo e pela cerimónia de doutoramento honoris causa atribuído a José Saramago (1922-2010).

Um projeto a que o centro tem dedicado particular entusiasmo é da revista multilingue Portuguese Literary & Cultural Studies, que se destina às vastas e diversas comunidades dos que falam português no mundo, compostas por cerca de 20 milhões de pessoas, distribuídas por sete países. Particular atenção é ainda dada por esta revista, que também recebe a contribuição da FLAD, às comunidades lusófonas nos Estados Unidos e à volta do mundo.

A FLAD está também a desenvolver programas análogos em Centros de Estudos Portugueses na Universidade Brown [em Providence, Rhode Island], na Universidade Yale [em New Haven, Connecticut] e na Universidade de Chicago [em Chicago, Illinois].  :::

.
*              *              *

–– Notas: ––
–(1)–  A FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – é uma instituição voltada à promoção da cultura e das comunidades portuguesas na América do Norte, bem como ao reforço dos laços de cooperação entre Portugal e os EUA.

–(2)–  A RTP Internacional é o serviço público de emissão televisiva para o estrangeiro da Rádio e Televisão de Portugal e o mais antigo canal de emissão internacional de Língua Portuguesa, criado em 10 de junho de 1992, no Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

–(3)–  Almeida Garrett (1799-1854) foi o escritor que iniciou a prosa moderna e o Romantismo na literatura portuguesa. Renovou a forma de composição literária na Língua Portuguesa e atuou nos mais diversos gêneros de obras escritas, como atestam o poema lírico-narrativo Camões (1825) e o romance Viagens na Minha Terra (1846). As celebrações do Centenário da Morte de Garrett foram feitas oficialmente pelo Estado português em 1954, sobretudo no Porto, sua cidade natal.

.
Português à conquista do mundo americano.
Extraído do portal Educare – seção Atualidade, subseção Notícias.
Porto, Portugal.
Publicado em: 15 set. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: