Articles

Semana do Cinema Português em Israel

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 6 de Setembro de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)

.
A Semana do Cinema Português em IsraelPortugal Film Week #9 – é uma iniciativa apoiada pelo Camões, I.P., que apresentará o cinema português ao público israelita, em Haifa, Telavive e Jerusalém, a partir de 7 de setembro de 2013 – praticamente em meio às celebrações do Ano Novo judaico.

Trata-se da nona edição da Semana do Cinema Português de Israel, que se realiza desde 2004, cujo objetivo é “proporcionar ao público local uma exposição regular a uma grande variedade de obras do cinema contemporâneo, produzidas e realizadas em Portugal”, de acordo com a organização. O evento também marca o 30º. aniversário da Cinemateca de Telavive.

O evento concentra a atenção em algumas produtoras independentes portuguesas e respectivos filmes, assinados por alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema (do Instituto Politécnico de Lisboa). Assim, será exibido O Que Há de Novo no Amor (2011), obra coletiva de seis jovens realizadores, que já passou por diversos festivais de cinema em Portugal e no estrangeiro.

O programa inclui também filmes dirigidos por realizadores consagrados, como E o Tempo Passa (2011), de Alberto Seixas Santos; Sangue do Meu Sangue (2011), de João Canijo; Este Lado da Ressurreição (2011); de Joaquim Sapinho, Morrer como um Homem (2009), de João Pedro Rodrigues; e 4 Copas (2009), de Manuel Pozos.

O realizador Vicente Alves do Ó e a atriz Dalila Carmo estarão presentes na inauguração da Portugal Film Week #9, em Haifa, no dia 7 de setembro, para apresentar o filme Florbela (2012), baseado na vida da poetisa Florbela Espanca (1894-1930).

As sessões inaugurais em Telavive e Jerusalém terão lugar a 8 e 9 de setembro, respectivamente. Os filmes serão exibidos em Língua Portuguesa com legendas em hebraico.

–– Exposição do Cinema Português em Jerusalém ––
Entre os dias 9 e 30 de setembro, uma exposição sobre o Cinema Português, promovida pelo Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal, terá lugar na Cinemateca de Jerusalém.

A exposição apresentará ao público de Israel réplicas de pôsteres, fotografias, jornais, capas de revistas e ícones adicionais relativos à história da indústria cinematográfica em Portugal. Os materiais da mostra foram reproduzidos de originais do acervo da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, de Lisboa.

Estas iniciativas da Embaixada de Portugal em Telavive contam com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e do Instituto do Cinema e Audiovisual.  :::

.
Portugal Film Week #9 – Semana do Cinema Português de Israel
Haifa, Telavive e Jerusalém – Israel
<http://www.portugalfilmweek.blogspot.com.br/>

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: