Articles

China: Universidade em Hangzhou abre licenciatura de Português

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 3 de Setembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
30 de agosto de 2013

A Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang, na cidade de Hangzhou, na costa leste da China, terá em setembro uma licenciatura em Língua Portuguesa.
 

.
Mais uma universidade chinesa, situada em Hangzhou, costa leste do país, terá uma licenciatura em português a partir de setembro, ilustrando o crescente interesse pela Língua Portuguesa, disse à Agência Lusa fonte académica local.

Não contando com Macau e Hong Kong, passará a haver 18 universidades chinesas com licenciaturas em português, contra apenas duas no final da década de 1990. O português é ensinado em duas outras universidades, uma em Pequim, outra em Cantão, mas como Língua de opção.

A nova licenciatura será ministrada na Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (ZISU), uma das províncias mais prósperas da China, com cerca de 52 milhões de habitantes.

Criada em 1955 em Hangzhou e contando atualmente com cerca de 6.000 alunos, a ZISU tem um acordo de cooperação com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai), onde desde há 62 anos funciona a mais antiga licenciatura de português do país.

Em diversas regiões e cidades da República Popular da China, além de Macau e Hong Kong, há 18 universidades que contam com licenciaturas de Língua Portuguesa.
 

A maioria das licenciaturas apareceu na última década, coincidindo com a criação do Fórum de Macau para a Cooperação Comercial entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2003.

Segunda economia mundial, a seguir aos Estados Unidos, a China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil e centenas de empresas chinesas operam em Angola.

Em 2012, a China Three Gorges, empresa estatal chinesa do setor energético, pagou 2.700 milhões de euros por 21,3% do capital da EDP, tornando-se o maior acionista da elétrica portuguesa. Foi uma das maiores aquisições feitas pela China na Europa.

A presença chinesa em Moçambique, Timor-Leste e outros países da CPLP é também cada vez mais forte.

Xangai, Cantão, Tianjin, Xian, Jilin, Dalian, Harbin, Haikou, Chongqing e Shijiazhuang são as outras cidades chinesas onde há licenciaturas em português.  :::

Clique aqui para acessar o sítio da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang – Hangzhou, República Popular da China.

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: