Articles

Um português a promover o gosto pela leitura em Timor-Leste

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 2 de Setembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e do Observatório da Língua Portuguesa
24 de agosto de 2013

O português Tiago Franco comanda uma campanha de solidariedade para a formação de uma biblioteca no suco – ou municipalidade – de Suai Loro, na costa sudoeste de Timor-Leste.
 

.
“Tiagó, Tiagó” – é aos gritos com sorrisos rasgados que o português Tiago Franco é recebido por todos os habitantes que vivem no suco – ou municipalidade – de Suai Loro, na costa sudoeste de Timor-Leste, onde trabalha para uma organização não governamental junto à Cooperação Portuguesa.

Homens, mulheres, jovens e crianças, todos cumprimentam “Tiagó”, de 37 anos, que chegou a Timor-Leste há quase oito meses e foi viver para o Suai, 175 quilómetros a sudoeste de Díli, uma distância que se percorre em sete horas, mas que nos transportes públicos timorenses pode levar mais de meio dia.

Uma casa tradicional do suco de Suai Loro, a 175 quilómetros a sudoeste da capital Díli, em Timor-Leste.
 

Confrontado com as necessidades da população, nomeadamente dos mais jovens que carecem de informação para o seu desenvolvimento, Tiago Franco juntou-se ao chefe de suco de Suai Loro, Martinho Mendonça, e decidiu desafiar os portugueses e timorenses a ajudarem a criar uma biblioteca na localidade.

Assim, lançou a campanha de solidariedade intitulada Biblioteca e Sorrisos para Suai Loro. Esse é o mote da campanha: “Vamos ajudar as crianças e o povo timorense!”

“O objetivo fundamental será abrir uma biblioteca no centro comunitário no suco de Suai Loro para promover a aprendizagem e o desenvolvimento da Língua Portuguesa e proporcionar um maior contacto e o gosto pela leitura”, afirmou à Agência Lusa Tiago Franco.

Segundo Tiago Franco, o resultado é tentar “proporcionar um aumento de competências e transmitir conhecimentos que vão ser uma mais-valia no futuro para o desenvolvimento daquela comunidade”.

Ao mesmo tempo, a ideia, segundo Tiago Franco, é “dinamizar a biblioteca através da formação informal aos habitantes daquele suco e promover a Língua Portuguesa”.

O objetivo da biblioteca é fomentar a educação informal e o ensino da Língua Portuguesa e dos conhecimentos tradicionais na comunidade timorense.
 

–– Campanha de livros para uma biblioteca em Suai Loro ––
A campanha pretende recolher livros de histórias infantis e juvenis, dicionários e gramáticas de Língua Portuguesa, artigos escolares e material didático, e até brinquedos e bolas de futebol, que, além do centro comunitário de Suai Loro, vão ser distribuídos por escolas e zonas de maior isolamento.

Os donativos podem ser entregues no centro comunitário de Suai Loro, em Timor-Leste. Em Portugal, vários espaços para entrega estão à disposição: a Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (Distrito de Lisboa), o Instituto Militar dos Pupilos do Exército (em Lisboa), a Associação Cultural dos Amigos de Martinchel (em Abrantes) e a Juventude Inovadora com Atitude (em Constância) – as duas últimas duas localidades no Distrito de Santarém.

O blogue da campanha e os contactos com Tiago Franco estão no endereço:
<http://1biblioteca-sorrisos-suailoro.blogspot.com>.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e do Observatório da Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: