Articles

Macau: tempo menor de campanha eleitoral em Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade on 1 de Setembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Pedro Galinha, do jornal Ponto Final
Macau, China

.
O tempo de antena reservado para as listas candidatas às próximas eleições legislativas será outra vez maior nos canais chineses da TDM – Teledifusão de Macau – do que nos portugueses. Pereira Coutinho fala em “forma indireta de discriminar as comunidades em função do número de pessoas”. Agnes Lam e Paul Pun também não compreendem a situação.

Foi assim em 2005, em 2009 e será este ano. O tempo de antena reservado para as listas candidatas ao sufrágio direto nas próximas eleições legislativas será maior nos canais chineses da TDM do que nos portugueses.

.

Por despacho de Fernando Chui, Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, publicado no Boletim Oficial da RAEM, ficou a saber-se que estão previstas oito emissões para cada uma das listas na programação televisiva em língua chinesa. Mas no canal português vão ser emitidos apenas seis blocos de tempo de antena. Quem vê o canal de televisão da TDM em língua chinesa poderá assistir a 23 minutos de promoção de cada uma das listas. Quanto ao canal português, as hipóteses ficam reduzidas para 15 minutos.

Na rádio pública, onde os candidatos a um lugar na Assembleia Legislativa têm mais oportunidades de dar voz, também há diferenças entre o tempo de antena em chinês e em português. No primeiro caso, estão previstas 13 emissões. No entanto, a promoção das listas no canal português é composta por oito blocos. Em suma, quem domina a língua chinesa poderá ouvir 33 minutos de campanha eleitoral de cada lista no serviço público de rádio. Mais 12 minutos do que os ouvintes de português, para os quais estão reservados apenas 21 minutos.

A campanha eleitoral arrancou oficialmente à meia-noite do dia 31 de agosto. Em relação aos tempos de antena em chinês e português nos canais de televisão e rádio da TDM, a única igualdade de circunstâncias está na data da última emissão, que terá lugar no dia 13 de setembro.

Os deputados José Pereira Coutinho, Agnes Lam e Paul Pun criticam a diferença de tempo de rádio e televisão na campanha eleitoral em chinês e em português.
 

–– Tempo menor em Língua Portuguesa: “extremamente injusto” ––
O deputado e candidato à reeleição José Pereira Coutinho classifica esta diferença como algo “extremamente injusto”. “É uma forma indireta de discriminar as comunidades em função do número de pessoas”, acrescenta o cabeça de lista da Nova Esperança e também Conselheiro das Comunidades Portuguesas.

“Isto tem que ser revisto. Não podemos esquecer que, nos termos da Lei Básica, a Língua Portuguesa está em igualdade de circunstâncias com a língua chinesa. Esta é mais uma demonstração daquilo que se faz na prática diária, que é a discriminação da Língua Portuguesa”, argumenta Pereira Coutinho.

O deputado é da opinião de que a Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa de Macau (CAEAL), presidida pelo juiz Ip Son Sang, “já devia ter revisto esta situação há muito tempo”.

Agnes Lam também diz que “a CAEAL deveria rever” a distinção que existe. “De facto, não percebo o porquê desta diferença. Será que pensam que a comunidade portuguesa não vê televisão ou não ouve rádio e acham que não se trata de algo importante? Não percebo, não faz sentido. Mesmo que a comunidade seja pequena, tem direito de aceder à campanha eleitoral da mesma forma. O tempo deveria ser igual”, opina a cabeça de lista do Observatório Cívico.

Tanto Pereira Coutinho como Agnes Lam vão usar os tempos de antena em chinês e português. O mesmo vai acontecer com Paul Pun.

O líder da lista da Associação Esforço Juntos para Melhorar a Comunidade também lamenta o tempo mais reduzido dos tempos de antena nos canais de televisão e rádio em língua portuguesa da TDM. Mas garante que, apesar de não falar português, vai fazer uso deste espaço.

“A maior parte das pessoas de Macau não vê ou escuta os canais portugueses. Mas pretendo utilizá-los, até porque esta comunidade lusófona também quer ouvir o que a minha plataforma de candidatura tem para dizer”, explica Paul Pun, que também gostaria de ter tempo de antena em inglês.

Concorrem para a Assembleia Legislativa de Macau 20 listas, constituídas por 145 candidatos, ao sufrágio direto. A votação está marcada para o dia 15 de setembro.  :::

*              *              *

As eleições para a Assembleia Legislativa de Macau estão marcadas para o dia 15 de setembro.
 

–– Nota: o Poder Legislativo e as eleições em Macau ––
A Assembleia Legislativa é o órgão do Poder Legislativo da Região Administrativa Especial de Macau, conforme definido pela Lei Básica de Macau, em vigor desde 1999, quando da transferência da soberania do antigo território português para a República Popular da China.

A Assembleia Legislativa de Macau é composta por 29 deputados, todos com mandato de quatro anos. Destes, 12 são eleitos por sufrágio popular direto. Outros 10 são escolhidos por organizações civis locais e os demais sete são nomeados pela chefia do Poder Executivo de Macau.

.
GALINHA, Pedro. Menos campanha em Português.
Extraído do jornal Ponto Final – Macau, China.
Publicado em: 13 ago. 2013.

Uma resposta to “Macau: tempo menor de campanha eleitoral em Língua Portuguesa”

  1. Não nos choca muito a diferença. Em Portugal é uso e abuso de grandes encontros, palestras e conferencias promovidas por instituições com responsabilidades, de principio ao fim não são faladas em Português. O que choca ainda mais é mesmo os portugueses presentes, levantarem questões à mesa de 2 ou 3 pessoas sem ser na língua mâe. Sinceramente uma tristeza.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: