Articles

Centros Culturais: português no Brasil e brasileiro em Portugal

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 31 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa e do Observatório da Língua Portuguesa
30 de agosto de 2013

As autoridades da cultura dos governos dos dois países anunciaram a criação de um centro cultural português no Brasil e de um centro brasileiro em Portugal. 

As autoridades da cultura dos governos dos dois países anunciaram a criação de um centro cultural português no Brasil e de um centro brasileiro em Portugal.
 

.
O secretário de Estado da Cultura da República Portuguesa, Jorge Barreto Xavier, e a ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, apresentaram a empresários o projeto de construção de centros culturais nos dois países.

A ideia de construir um centro cultural português no Brasil, e um brasileiro em Portugal, foi apresentada durante um almoço na casa da governante brasileira, e teve boa receptividade por parte dos seis empresários presentes, entre brasileiros e portugueses, segundo a assessoria da ministra.

O projeto dos centros culturais em ambos os países foi uma ideia lançada por Marta Suplicy quando esteve em Portugal, em junho – na ocasião do encerramento do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil.

O projeto binacional será agora posto no papel, com a intenção de captar recursos, no modelo de parcerias público-privadas.

Barreto Xavier visitou três possíveis locais para a sede do centro cultural português no Brasil, todos na região central da cidade de São Paulo. Em um dos edifícios funcionava uma antiga sede da Polícia Federal, outro abriga o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional e o terceiro pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social.

A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, em visita a Portugal em junho de 2013, ao lado do secretário da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier. 

A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, em visita a Portugal em junho de 2013, ao lado do secretário da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier.
 

No encontro, a ministra brasileira e o secretário de Estado da Cultura português abordaram ainda a realização conjunta de uma produção cinematográfica sobre a ida da família real portuguesa ao Brasil, em 1808.

O filme deve ter argumentistas e atores portugueses e brasileiros, divulgou a assessoria do ministério de Marta Suplicy.

Barreto Xavier participou no mesmo dia em uma recepção no Consulado de Portugal em São Paulo. No sábado, dia 31, visitou o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca de São Paulo, ambos próximos à Estação da Luz, na região central paulistana.

De quarta a sexta-feira, Jorge Barreto Xavier estará no Rio de Janeiro, onde participará na abertura da Bienal do Livro.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e do Observatório da Língua Portuguesa ––

Uma resposta to “Centros Culturais: português no Brasil e brasileiro em Portugal”

  1. Muito bem a ideia em prol da cultura e da língua. Parabéns Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: