Articles

Brasil: 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 29 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Dos jornais O Estado de S. Paulo (São Paulo, Brasil) e Zero Hora (Porto Alegre, Brasil)
27 de agosto de 2013


Começou na terça-feira, dia 27 de agosto, a 15ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, cidade do norte do Estado do Rio Grande do Sul. Quase 30 mil pessoas visitarão o importante evento literário gaúcho que vai até o sábado, 31 de agosto, no Câmpus I, da Universidade de Passo Fundo.

O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo, pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Os mais de 28 mil inscritos na edição de 2013 terão a oportunidade de interagir com 101 escritores e intelectuais de 11 nacionalidades, nos debates sobre o tema Leituras Jovens do Mundo. Neste ano, ocorrerá pela primeira vez um festival gastronômico, o Páginas Saborosas, com oficinas e aulas temáticas a conciliar arte e gastronomia. Esse festival gastronômico vai até o dia 1 de setembro.

Pela primeira vez será realizado na Jornada Nacional de Literatura um Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura. Convidados de Colômbia, Chile, Argentina, Portugal e Brasil irão debater as novas possibilidades de integração entre a biblioteca e a comunidade.

E paralelamente à Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, iniciou-se na quarta-feira, dia 28, a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura. O evento, direcionado ao público infantil, deve contar com cerca de 18 mil crianças e adolescentes vindos de várias escolas do norte do Rio Grande do Sul.

• Portal das Jornadas Literárias de Passo Fundo – Rio Grande do Sul:
<http://www.jornadasliterarias.upf.br/>

.
–– Ana Maria Machado venceu Prêmio Passo Fundo de Literatura ––

Ana Maria Machado venceu o 8º Prêmio Passo Fundo de Literatura, de melhor livro lançado no ano no Brasil.

Pela primeira vez desde que foi criado, em 1999, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, de melhor livro lançado no ano no Brasil, foi entregue a uma escritora.

Ana Maria Machado – atual presidente da Academia Brasileira de Letras – venceu, na noite da terça-feira, dia 27 de agosto, a oitava edição do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, por seu romance Infâmia.

O anúncio feito na abertura da 15ª Jornada de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Ela é autora de mais de uma centena de livros para crianças e adultos. Ingressou na Academia Brasileira de Letras em 2003, herdando a cadeira número 1, a mesma que pertenceu a Machado de Assis, fundador da entidade. Em 2009, foi eleita presidenta da Academia.

Infâmia, publicado pela Editora Alfaguara, narra a história de um embaixador envolvido em uma trama de escândalos e mistérios quando recebe um envelope com documentos sobre a misteriosa morte de sua filha.

O vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon em 2011 havia sido o escritor e diplomata João Almino, com seu romance sobre a construção de Brasília, Cidade Livre. Cristóvão Tezza (2009), Mia Couto (2007), Chico Buarque (2005), Plínio Cabral (2003), Antônio Torres e Salim Miguel (2001) e Sinval Medina (1999) foram os vencedores das edições anteriores.  :::

.
–– Extraído dos jornais O Estado de S. Paulo (São Paulo, Brasil) e Zero Hora (Porto Alegre, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: