Articles

Brasil: 16ª. Bienal do Livro do Rio de Janeiro

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 28 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Baseado em dados do sítio Portugal Digital
28 de agosto de 2013

:::  A 16ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro começa na quinta-feira dia 29, no Riocentro, e terá 100 escritores participantes.  :::

16ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro – de 29 de agosto a 8 de setembroRio de Janeiro – A 16ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, será aberta no próximo dia 29, no Centro de Convenções Riocentro, no bairro de Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

O evento literário carioca terá 100 escritores participantes, entre eles 27 estrangeiros. Com 950 expositores, a expectativa é receber 600 mil visitantes até o dia 8 de setembro.

Este ano, o país homenageado será a Alemanha, dentro da programação do Ano da Alemanha no Brasil. Estarão disponíveis obras de 11 autores daquele país.

A presidenta do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Sonia Jardim, disse que nesta edição serão comemorados os 30 anos da mostra de livros carioca “com muita alegria, porque o evento está renovado, ampliado e diversificado”.

Ela destacou que a Bienal reflete o bom momento da produção editorial brasileira. “O evento permite que o leitor, em um único ambiente, com área de 55 mil metros quadrados, consiga visualizar a produção editorial brasileira que, hoje, não fica nada a dever à de nenhum país no exterior. Os nossos livros têm um padrão elevado de qualidade e apresentação. É uma indústria que está hoje em outro patamar.”

A Bienal tem muitas atrações voltadas para o público infantojuvenil, com o objetivo de apresentar o livro como um “programa legal” e mostrar que a leitura não é uma atividade que se faz individualmente. O livro pode ser motivo de troca e de conversa entre as crianças e os adolescentes e de inserção no grupo.

Para Sonia Jardim, do SNEL, a indústria editorial brasileira "está hoje em outro patamar".

Para Sonia Jardim, do SNEL, a indústria editorial brasileira “está hoje em outro patamar”.

A presidenta do SNEL – que é um dos organizadores do evento – ainda disse que a venda de livros de literatura para crianças e jovens no Brasil já é superior à de publicações para adultos.

Cerca de 170 mil crianças estão inscritas para visitação escolar.

–– “Convergência entre diversas mídias” ––
Embora as crianças e os jovens estejam cada vez mais focados na Internet e nas tecnologias modernas, Sonia explicou que o mercado tem procurado acompanhar esse processo, buscando livros ou temas que sejam do interesse deles. “A gente tem visto com bastante sucesso no mercado os livros que são originários de ‘games’ [videojogos] de computador. Ou o contrário. É o que chamam de convergência entre as diversas mídias”, explicou. O mercado, segundo ela, está procurando onde o leitor está.

Este ano haverá ainda a estreia do Salão de Negócios para atender a uma demanda do mercado editorial brasileiro. O espaço segue a tendência registrada nas feiras de livro internacionais e reunirá agentes literários e profissionais do livro de diversas partes do mundo.  :::

.
• 16ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro
De 29 de agosto a 8 de setembro de 2013
Centro de Convenções Riocentro,
Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.
<http://www.bienaldolivro.com.br/>

.
–– Com base em dados do sítio Portugal Digital ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: