Articles

Brasil: 5º Festival de Teatro da Língua Portuguesa em cartaz no Rio de Janeiro

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 21 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Com base em dados do Observatório da Língua Portuguesa

.
:::
 Programação conta com peças, espetáculos musicais, palestras, exposições e oficinas  :::

Entre os dias 21 e 30 de agosto, o Rio de Janeiro irá receber o Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip), que além de peças, também conta com uma exposição, espetáculos musicais, oficinas e debates. O Festlip, que está em sua quinta edição, conta este ano com 20 apresentações teatrais de sete espetáculos inéditos do Brasil, de Angola, de Cabo Verde, de Moçambique e de Portugal.

O Festival de Teatro de Língua Portuguesa (Festlip) homenageia este ano o dramaturgo angolano José Meno Abrantes. Nesta edição, o festival também conta com participação especial de companhias do Timor-Leste e da Guiné-Bissau.

As peças passarão pelo Teatro Municipal Carlos Gomes, Teatro Sesi Centro, Teatro Ipanema, Teatro Café Pequeno e Teatro do Jockey. Entre os títulos, estão as angolanas Luanary, da Companhia de Teatro Dadaismo; O Cego e o Paralítico, do Elinga Teatro; e a coprodução angolano-brasileira Amêsa. Constam da programação a peça cabo-verdiana Esquizofrenia, do grupo Craq’ Otchod, de Mindelo; a portuguesa Cromotografia, do Teatro de Garagem, de Lisboa; a moçambicana Cinzas sobre as Mãos, do grupo S’Narte/Lareira de Maputo; e a brasileira As Desgraças, da Companhia Auroras.

No Casarão Ameno Rosedá, acontece o chamado Festlipshow, no dia 23 de agosto. O encontro musical contará com a cantora brasileira Viviane Tosto e o angolano Abel Duerê com ritmos da África, do Caribe e dos batuques de Salvador.

Além dos espetáculos musicais e das peças, o Festlip conta com oficinas, debates e palestras, que ocorrem no Oi Futuro, no bairro de Ipanema, com entrada gratuita. A atriz e diretora portuguesa Maria João Vicente irá ministrar a oficina “(Em) Cena”. O ator brasileiro Luiz Carlos Vasconcelos ministrará a oficina “Processo Criativo do Ator e a Construção Poética da Cena”. E o dramaturgo angolano José Mena Abrantes estará presente na mesa de debate “O Teatro da Língua Portuguesa na Rede”.

Na terça-feira, dia 27, haverá a palestra “As Faces de Moçambique na Cultura da Língua Portuguesa”, com o conselheiro de Cultura da Embaixada de Moçambique no Brasil, Romualdo Johann; e a mesa de debate “Projeção Cultural do Rio de Janeiro pelos Festivais Internacionais”. Já no Teatro Carlos Gomes acontece a exposição fotográfica “De Timor-Leste a Portugal: uma visão brasileira” com imagens de Valmyr Ferreira.

Os ingressos para as peças e para o concerto musical custam 10 reais (ou 3,12 euros). Mais informações podem ser encontradas no sítio do festival na Internet.  :::

.
–– Com base em dados do Observatório da Língua Portuguesa ––

Uma resposta to “Brasil: 5º Festival de Teatro da Língua Portuguesa em cartaz no Rio de Janeiro”

  1. Parabéns pela iniciativa.
    Abraços.
    Maria Mamede

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: