Articles

Publicados no Brasil todos os romances de José Saramago

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 16 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa e da Companhia das Letras (Brasil)

Foram lançados os últimos romances de José Saramago que não haviam sido publicados ainda no Brasil, "cumprindo assim o sonho do escritor" Nobel de Literatura de 1998. 

Foram lançados os últimos romances de José Saramago que não haviam sido publicados ainda no Brasil, “cumprindo assim o sonho do escritor” Nobel de Literatura de 1998.
 

.
Os romances Levantado do Chão e Memorial do Convento, de José Saramago (1922-2010), foram lançados na última terça-feira, 13 de agosto, no Brasil, concluindo a publicação da obra completa do Nobel da Literatura português naquele país.

O lançamento dos dois livros ocorreu em São Paulo em sessão que contou com a presença da presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, com o escritor moçambicano Mia Couto, laureado com o Prémio Camões 2013, e com os autores brasileiros Milton Hatoum e Andréa del Fuego, esta laureada com o Prémio José Saramago em 2011.

Os dois títulos têm o selo da Companhia das Letras, “cumprindo assim o sonho do escritor de ver reunida toda a obra na mesma chancela”, na editora brasileira que tem publicado a obra de Saramago há mais de dez anos.

O romance Levantado do Chão foi publicado em Portugal em 1980 e a história desenrola-se no Alentejo, entre 1900 e 1975. Com um estilo épico, a obra conta as desventuras da família Mau-Tempo, de lavradores de Alentejo. O romance, na verdade, retrata a história da luta de um povo que tenta superar séculos de opressão e desigualdade social em uma das regiões mais sofridas de Portugal e é considerado um registo político sobre a luta pela sobrevivência.

Memorial do Convento foi publicado em 1982, cuja ação relata a construção do Palácio Nacional de Mafra, no século XVIII, a mando do monarca absolutista D. João V às custas do ouro extraído do Brasil e do sangue operário. Com ares de fábula moderna, o romance mostra, de um lado, a dureza do individualismo, e do outro, a delicadeza dos sonhos coletivos.

–– Realizado um “desejo antigo” de Saramago ––
O editor-chefe da Companhia das Letras, Luís Schwarcz, celebrou a publicação da obra completa de romances de José Saramago no Brasil. “Realizaremos, assim, um desejo antigo do escritor português, que a cada vinda ao Brasil me cobrava uma atitude, no sentido de reunir toda a sua obra em uma só editora”, disse ele.

“Sempre expliquei ao José que estávamos de mãos atadas. A Editora Caminho, que o representava, havia assinado um contrato sem prazo de encerramento com outra editora brasileira. E o cancelamento desse documento tinha que partir deles, não de nós”, explicou o representante da Companhia das Letras, sobre o facto de todos os romances do autor somente serem agora publicados no país sul-americano.

“Agora, com os direitos em posse da Fundação Saramago, e com a ajuda de Silvia Gandelman, chegamos a um acordo com a antiga detentora, a editora Bertrand Brasil, e a celebração é portanto mais do que justa. Pilar estará entre nós relembrando tantos momentos em comum e festejando a realização de um desejo tão antigo”, afirmou Schwarcz.

Em 2008, Pilar del Río acompanhou o marido em sua viagem ao Brasil no lançamento do livro A Viagem do Elefante, o último título lançado em vida.

José Saramago – único Prémio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa, concedido em 1998 – faleceu em 2010 na ilha de Lanzarote, nas Canárias, Espanha, aos 87 anos.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da Companhia das Letras (Brasil) ––

Uma resposta to “Publicados no Brasil todos os romances de José Saramago”

  1. Ventos da Lusofonia, acredito que seja o Brasil a puxar pela Lusofonia

    Assim vão correndo aos outros cantos do mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: