Articles

Reunião do Conselho de Ministros: CPLP segue “vocação de servir os povos” da Lusofonia

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 13 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,


 

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa deixou de ser apenas uma organização e reunião de Estados para também atingir “o que deve ser a sua principal vocação: estar cada vez mais virada para o povo, com a participação dos diferentes segmentos da nossa Comunidade”. Estas foram as palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Balói.

A afirmação do ministro Oldemiro Balói ocorreu durante a 18ª. Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, ocorrida em Maputo, capital de Moçambique, diante dos chefes da diplomacia de todos os países.

Ventos da Lusofonia traz a reportagem a seguir, da Agência Lusa e do jornal Público, de Portugal – publicada na ocasião da Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP – sobre os avanços e desafios da Comunidade da Lusofonia na visão do ministro de Moçambique, Oldemiro Balói.

.
*              *              *

–– CPLP está a conseguir concentrar-se na vocação de servir os povos ––

Da Agência Lusa e do jornal Público (Lisboa, Portugal)
18 de julho de 2013

.

Para Oldemiro Balói, a CPLP concentra-se “estar cada vez mais virada para o povo, com a participação dos diferentes segmentos da nossa Comunidade”.
 

A CPLP está a conseguir concentrar-se na sua principal vocação, servindo os povos da organização, mas precisa reforçar a coordenação contra os desafios que persistem, considerou em Maputo, esta quinta-feira [18 de julho], o presidente do Conselho de Ministros da organização.

Falando na abertura da 18ª. Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Balói, que assume a presidência rotativa do órgão, afirmou que, em 17 anos de existência, a organização conheceu progressos, mas ainda se debate com muitos desafios.

“Passados 17 anos da sua existência, sentimos que a reafirmação da CPLP como entidade cujo desiderato é o bem-estar comum é já uma realidade inegável”, afirmou o ministro.

Depois de nos primeiros anos da sua fundação ter funcionado como uma instância de concertação político-diplomática, a CPLP está agora a conseguir dedicar-se à sua principal finalidade, que é a busca de prosperidade para os seus povos, considerou.

“Hoje, ela [a CPLP] não é apenas uma organização restrita à atividade politico-diplomática dos Estados e seus governantes, mas é, sobretudo, uma organização que vai paulatinamente flectindo para o que deve ser a sua principal vocação: estar cada vez mais virada para o povo, com a participação dos diferentes segmentos da nossa Comunidade”, referiu o chefe da diplomacia moçambicana.

Apesar dos avanços que a comunidade está a conhecer, assinalou Oldemiro Balói, a CPLP enfrenta ainda vários desafios, principalmente a pobreza, a crise económica e financeira e a consolidação da governação democrática.

“A conjugação de sinergias permitirá encontrar respostas para os desafios, porque as dinâmicas internas e internacionais exigem uma profunda reflexão sobre a CPLP que queremos e deve ser”, sublinhou.

Na 18ª. Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, participam todos os chefes da diplomacia, à exceção de Portugal, que está representado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco Almeida Leite, e da Guiné-Bissau, que está a ser gerida por um Governo de transição, na sequência do golpe de Estado de abril de 2012.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e do jornal Público (Lisboa, Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: