Articles

Cursos de verão em Português em universidades dos EUA completam 20 anos

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 12 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do Diário de Notícias Madeira (Funchal, Portugal)
21 de julho de 2013

A Universidade de Massachusetts em Dartmouth foi a primeira dos Estados Unidos da América a oferecer cursos de verão de Língua Portuguesa em 1994.
 

.
O mais antigo curso de verão de português dos Estados Unidos, na Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, comemora este ano a sua 20.ª edição com mais de quatro dezenas de alunos.

Frank Sousa celebrou o pioneirismo da Universidade de Massachusetts em Dartmouth, declarando que “o Ensino do Português nos EUA está numa boa fase”.

O curso é organizado pelo Centro de Estudos Portugueses da universidade e é apoiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), esclarece o diretor do centro, Frank Sousa.

“Fomos o primeiro curso que surgiu no país, em 1994, e neste momento há cursos semelhantes em vários Estados, o que nos enche de orgulho”, diz Frank Sousa.

“Somos conhecidos a nível nacional por ser um curso muito exigente. Durante cinco semanas, comprimimos o programa de um ano. Os alunos têm uma carga horária de 8 a 9 horas e cinco cadeiras diferentes”, explica o responsável, acrescentando que “este ano, pela primeira vez, os alunos têm a possibilidade de fazer três das cadeiras online [em linha].”

Frank Sousa diz que “cerca de metade dos alunos são luso-americanos que querem melhorar o seu português; os outros são investigadores que estudam temas relacionados com países lusófonos, empresários que têm clientes que falam português e outros são apenas curiosos.”

O professor garante que “apesar das dificuldades, o Ensino do Português nos EUA está numa boa fase.”

“É uma das poucas línguas que tem crescido todos os anos, segundo as estatísticas da Modern Language Association [a Associação de Línguas Modernas dos EUA]. Ao contrário do francês ou do alemão, que têm descido, temos crescido sempre entre 5 e 10%”, diz.

“Gostava de dizer que este crescimento se deve à maravilhosa situação de Portugal, mas sabemos que não é verdade. É, sobretudo, motivado pelo crescimento económico do Brasil e pelo aumento do seu poder político em toda a América Latina”, explica Frank Sousa.

Além da componente letiva, o curso de verão promove uma série de eventos culturais, como o Portuguese and Lusophone Film Series [Série de Filmes Portugueses e Lusófonos], um festival de cinema apoiado pelo Instituto Camões em que participa sempre um realizador português. Este ano, Vanessa S. Dias apresentou o seu documentário Um Filme Português.  :::

.
Ensino de português em universidade americana é sucesso há 20 anos.
Extraído do Diário de Notícias Madeira – Funchal, Portugal.
Publicado em: 21 jul. 2013.

.
*              *              *

Leia também:
EUA: imersão em Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts – 05 de agosto de 2012
Aumenta a demanda pela Língua Portuguesa nos EUA – 11 de julho de 2012
EUA: doações ao programa de Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts – 25 de junho de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: