Articles

Semana da Literatura em Português e em Espanhol na Tailândia

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 1 de Agosto de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
25 de julho de 2013

.
Em iniciativa que celebra o seu estatuto de Capital Mundial do Livro em 2013, e em associação com alguns países ibero-americanos – nomeadamente Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Portugal –, Banguecoque acolhe de 31 de julho a 8 de agosto uma Semana da Literatura em Português e em Espanhol.

Este evento, organizado pela Embaixada de Portugal na capital tailandesa em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Chulalongkorn, visa promover as literaturas em Língua Portuguesa e Espanhola e assim despertar o interesse dos editores para a tradução e edição de autores dos vários países participantes.

O autocarro Bibliobus UE está na capital tailandesa para trazer as obras em português e espanhol para perto do público.

Ao longo da semana decorrerá um encontro de editores e tradutores, a discutir sobre a tradução de obras literárias de Línguas Portuguesa e espanhola para a língua tailandesa. Na ocasião, será apresentado o programa de Apoio à Edição, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Serão também exibidos filmes relacionados com as obras literárias ou com os autores em foco.

No dia 2 de agosto, a representação brasileira exibirá o filme O Auto da Compadecida (2000), baseado na obra literária de Ariano Suassuna.

Em representação de Portugal, será projetado, no dia 8, o documentário José e Pilar (2010), de Miguel Gonçalves Mendes, antecedido por uma conferência sobre a obra do Prémio Nobel da Literatura de 1998, José Saramago, a cargo da leitora do Camões, I.P., Luísa Dutra, e de Pralom Boonrussamee, tradutora de português.

Antes, no dia 7 de agosto, está agendada uma conferência de imprensa relativa à inauguração, no Parque Lumpini, do Bibliobus UE, um autocarro que sensibiliza para a diversidade linguística característica da União Europeia. Esta iniciativa tem o apoio da EUNIC, a rede dos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia.  :::

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: