Articles

Manual de Educação para os Direitos Humanos com versão lançada em Português

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 22 de Julho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do sítio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal)

.
O Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, lançou no último dia 17 de julho a edição traduzida para a Língua Portuguesa do livro Compreender os Direitos Humanos: Manual de Educação para os Direitos Humanos. O lançamento da obra ocorreu na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique.

A presente edição em Língua Portuguesa é baseado na terceira edição original do manual, em inglês, publicada em 2012 com a coordenação do professor Wolfgang Benedek, do Centro Europeu de Formação e Investigação em Direitos Humanos e Democracia (sigla em inglês, ETC), órgão sem fins lucrativos e com sede em Graz, na Áustria.

A publicação do manual, destinado a todos os países de Língua Portuguesa, contou com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A obra, de 650 páginas, ainda inclui uma seção com referências bibliográficas e informação institucional relativa aos países membros da CPLP.

A equipa técnica do IGC/CDH preocupou-se em garantir bom tratamento linguístico à obra, com uma tradução de qualidade de todos os vocábulos para a Língua Portuguesa, com base em termos portugueses equivalentes às expressões em inglês e disponíveis em documentos e sítios de todos os países lusófonos, das organizações internacionais com registos em português e das ferramentas oficiais de tradução da União Europeia.

“Com este projeto, pretende o IGC/CDH contribuir para uma difusão de informação teórica, prática e de acesso fácil relativa aos Direitos Humanos”, diz o sítio informativo do manual na Internet, aos cuidados da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

O respaldo legal internacional para o projeto, ainda segundo o sítio, está no artigo 1º. da Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Direitos Humanos, de 2011: “Todas as pessoas têm direito a saber, procurar e receber informações sobre todos os Direitos Humanos e liberdades fundamentais e devem ter acesso à educação e formação em matéria de Direitos Humanos”.

Neste sítio, o livro Compreender os Direitos Humanos: Manual de Educação para os Direitos Humanos, disponível para descarga e consulta em linha.

E neste sítio, os materiais adicionais em diapositivos para formação sobre Direitos Humanos, vinculados à obra do IGC/CDH.

.
–– Extraído do sítio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: