Articles

Galiza e Norte de Portugal reforçam laços pelo Ensino da Língua Portuguesa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 21 de Julho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do jornal ABC (Madri, Espanha)
15 de julho de 2013

O conselheiro de Educação da Galiza, Jesús Vázquez Abad, visitou o Norte de Portugal para  estabelecer parcerias em formação profissional e Ensino de Língua Portuguesa. 

O conselheiro de Educação da Galiza, Jesús Vázquez Abad, visitou o Norte de Portugal para estabelecer parcerias em formação profissional e Ensino de Língua Portuguesa.
 

.
O conselheiro da Educação e Formação Universitária [da Junta da Galiza], Jesús Vázquez Abad, comandou hoje [dia 15 de julho] uma delegação de seu departamento em uma viagem ao Norte de Portugal, na qual tratou de reforçar os laços entre ambos os lados da fronteira quanto à formação profissional e à Língua Portuguesa.

Esta visita complementa as já realizadas para a Galiza por membros da Direção de Educação do Norte de Portugal, informou a Conselheria de Educação galega em um comunicado.

Pela manhã, o conselheiro visitou a Escola de Hotelaria e Turismo da Cidade do Porto, onde a delegação da Galiza foi recebida pela diretora da instituição, Dora Araújo.

Após a visita às instalações da escola, foi realizada uma reunião para a troca de boas práticas e de experiências.

Neste sentido, entre outros temas discutidos na reunião, fizeram-se progressos sobre a possibilidade de estabelecer uma parceria para a formação de professores e a mobilidade do corpo estudantil para a aprendizagem das linguagens técnicas, e concordou-se em criar um grupo de trabalho sobre os vinhos lusos e galegos.

Já na parte da tarde, ambos os lados avançaram quanto ao início de um novo projeto de reconhecimento transfronteiriço das qualificações no setor de hospedagem.

No meio da tarde, Jesús Vazquez foi recebido no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) pelo diretor regional de Educação, César Ferreira, com quem realizou uma reunião com o objetivo de abrir caminhos de colaboração quanto à formação profissional e à formação de professores de idiomas e de novas tecnologias, assim como para facilitar a mobilidade de estudantes para o enriquecimento de sua vida acadêmica.

Além disso, o conselheiro apresentou a proposta galega para a promoção da Língua Portuguesa na Galiza.

Neste sentido, Vázquez Abad propôs a melhoria do programa de Cultura e Língua Portuguesa, buscando a sua extensão ao nível do Ensino Secundário, com a possibilidade de associá-lo à rede de centros com seções bilingues e reforçar a oferta do Português como Segunda Língua Estrangeira.  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
Vázquez Abad estrecha lazos con Portugal en materia de FP y lengua portuguesa.
Extraído do jornal ABC (Madri, Espanha).
Publicado em: 15 jul. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: