Articles

Brasil: quase 3 mil estrangeiros aprovados em exame de proficiência em Português

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 19 de Julho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Estado (São Paulo, Brasil), da Agência Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)
18 de julho de 2013

.
:::  Exame de certificação da Língua Portuguesa a estrangeiros é aplicado duas vezes por ano por órgão do Ministério da Educação do Brasil  :::

.

O exame de proficiência brasileiro Celpe-Bras está a cargo do INEP, órgão do Ministério da Educação do Brasil.

O exame de proficiência brasileiro Celpe-Bras está a cargo do INEP, órgão do Ministério da Educação do Brasil.

Quase 75% dos inscritos na primeira edição de 2013 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) foram aprovados, segundo balanço divulgado no dia 18 de julho pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – órgão do Ministério da Educação do Brasil –, responsável pelo exame. No mesmo dia, foram abertas as inscrições para a segunda edição do Celpe-Bras.

O Celpe-Bras é o único documento de proficiência em Português Língua Estrangeira, com reconhecimento oficial do Governo brasileiro. O teste é aplicado em 22 postos no Brasil e 47 no exterior. O certificado é aceito internacionalmente por empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em Língua Portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Em 2013, o número de inscritos aumentou: 3.972 fizeram a prova em abril. O índice de aprovação manteve-se constante. Em 2012, 77,2% dos 3.268 inscritos foram aprovados, e em 2011, 71,4% dos 2.735 inscritos obtiveram o certificado.

–– O exame brasileiro Celpe-Bras ––
O exame é aplicado duas vezes por ano. As inscrições para a segunda edição já podem ser feitas pelo sítio do Celpe-Bras na Internet, e vão até o dia 13 de agosto. As provas serão aplicadas entre os dias 22 e 24 de outubro deste ano.

Podem se inscrever participantes que, na data do exame, tiverem no mínimo 16 anos completos e escolaridade mínima equivalente ao Ensino Fundamental brasileiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato poderá selecionar o país e o posto onde irá fazer o exame.

A prova tem avaliações orais e escritas. De acordo com a pontuação obtida, o participante é classificado em quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Quem obtiver menos de dois pontos não será certificado.

*              *              *

O número de inscritos no exame Celpe-Bras, realizado pelo Ministério da Educação do Brasil para medir a proficiência na Língua Portuguesa, cresceu 70% nos últimos cinco anos

.
Em cinco anos, mais que dobrou o número de estrangeiros aprovados no exame de certificação brasileiro que mede a proficiência em Língua Portuguesa, o Celpe-Bras. De 2007 a 2012, o número de candidatos certificados saltou de cerca de 3 mil para mais de 6,6 mil.

Reconhecido pelo Governo brasileiro, a primeira aplicação do Celpe-Bras foi feita pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998. Mas, desde o segundo semestre de 2009, o INEP é o responsável pelo exame.

O aumento do interesse de estrangeiros pelo teste também se reflete no crescimento na quantidade de inscritos. Nos últimos cinco anos, o número de participantes pulou de 4,2 mil em 2005 para 7,5 mil inscritos no ano passado – aumento de mais de 70%.

Os dados coletados pelo MEC e pelo INEP ainda mostram que o maior número de participantes é de candidatos latino-americanos, vindos especialmente da Colômbia, da Bolívia, do Equador e do Peru.

–– O exame EPE-Camões, oficial de Portugal ––

O exame oficial português de certificação é realizado uma vez por ano para estudantes da Rede EPE do Camões.

O exame oficial português de certificação é realizado uma vez por ano para estudantes da Rede EPE do Camões.

No mundo de Língua Portuguesa, há também o exame oficial de proficiência do Governo português: trata-se da Certificação do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), conferido ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A prova do EPE-Camões também tem avaliações orais e escritas. A classificação é de cinco níveis de proficiência: C1, B2, B1, A2 e A1, baseados no Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE), do Camões, I.P. Este quadro, por sua vez, tem como base de trabalho o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

O exame está restrito aos estudantes da Rede EPE do Camões e é realizado uma vez por ano, mas em três épocas distintas: na Europa e na América do Norte, em datas diferentes de junho, e na África, em novembro.

.
–– Extraído da Agência Estado (São Paulo, Brasil), da Agência Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: