Articles

Universidade de Coimbra inaugura novo espaço académico: a Casa da Lusofonia

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 10 de Julho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa
8 de julho de 2013

A Universidade de Coimbra inaugurou a Casa da Lusofonia para o atendimento e apoio aos estudantes portugueses, internacionais e dos países lusófonos. 

A Universidade de Coimbra inaugurou a Casa da Lusofonia para o atendimento e apoio aos estudantes portugueses, internacionais e dos países lusófonos.
 

A Universidade de Coimbra (UC) inaugurou no dia 8 de julho a Casa da Lusofonia, que “tem como missão facilitar a criação de pontes entre os estudantes dos países lusófonos e os estudantes nacionais e internacionais” que frequentam a instituição.

O novo espaço, situado no Palácio Sacadura Bote, no Polo I, acolhe as sete “associações de estudantes de países lusófonos” – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste –, que não dispunham de instalações, e corresponde à “concretização de um velho sonho” não só destas associações, mas também da própria universidade.

“A UC já tem muitos mais estudantes estrangeiros e quer ter mais. Mas, para isso, tem de ter condições de acolhimento e de atendimento”, disse à Agência Lusa o reitor, João Gabriel Silva, sublinhando que a Casa da Lusofonia também funcionará como centro de atendimento de estudantes lusófonos.

A Casa da Lusofonia está vinculada à Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra.

A Casa da Lusofonia está vinculada à Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra.

A Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra passará a funcionar neste espaço (de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e 30 e as 17 horas e 30), essencialmente dedicado às associações de estudantes lusófonos, mas onde também serão atendidos alunos de outras nacionalidades, adiantou o reitor, sublinhando que os alunos estrangeiros encontrarão naquele gabinete as respostas às questões ligadas aos seus projetos de mobilidade.

A Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra (CLUC), que conta também com a colaboração da Rede de Estudantes Erasmus (ESN, sigla em inglês) e da Associação Académica de Coimbra (AAC) –(*)– assume-se como um “ponto de encontro entre todos os estudantes que, independentemente da sua nacionalidade, querem dar uma dimensão internacional ao seu futuro”.

Reutilizando o espaço onde funcionou a estação dos CTT Correios na Universidade, a CLUC permite que os estudantes lusófonos e suas as associações possam promover ali tertúlias, debates, conferências e reuniões.

Para além de melhorar as condições de trabalho das associações e o acolhimento e integração de novos estudantes da CPLP, a Casa da Lusofonia visa facilitar a partilha cultural entre as associações de estudantes lusófonas, os estudantes portugueses e os estudantes internacionais.

A criação deste espaço multicultural surge integrada na estratégia de internacionalização da UC, que “tem na Lusofonia uma dimensão fundamental”.

–– A “mais-valia” da riqueza multicultural lusófona ––
Tirar partido da riqueza multicultural trazida por estes alunos para Coimbra é um dos principais objetivos da iniciativa, conforme explica a diretora da Divisão de Relações Internacionais da instituição, Filomena Marques de Carvalho.

“Que esta riqueza seja aproveitada pelos estudantes europeus que vêm para a Universidade de Coimbra, pelos estudantes portugueses na Universidade de Coimbra, pelos estudantes que vêm do resto do mundo, e que possam interagir mais entre eles”, declarou a responsável à Agência Lusa.

“Também queremos que o impacto desses estudantes a frequentar as faculdades possa contribuir para que haja desenvolvimentos curriculares, novas ofertas de ensino, novas abordagens, nomeadamente multiculturais, mais transversais”, acrescentou Filomena Marques Carvalho.

Lucas Lima e Paulo Soares, presidentes das associações de estudantes são-tomenses e cabo-verdianos, respectivamente, mostraram-se agradados com a ideia, considerando-a “uma mais-valia” no processo de valorização das suas culturas e na sua integração no seio da sociedade portuguesa.

A Universidade de Coimbra é a universidade ibérica com maior percentagem de estudantes estrangeiros – 3.539 em um universo de 22.596 alunos inscritos. Das 67 nacionalidades representadas, as mais numerosas são: Brasil, Angola, Cabo Verde, França, Espanha, China, São Tomé e Príncipe, Alemanha, Venezuela, Moçambique, Guiné-Bissau, Suíça, Itália, Estados Unidos da América, Irão e Timor-Leste.  :::

.
Assista ao vídeo sobre a Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra, no sítio da UCV, da Fundação Cultural da Universidade de Coimbra (Portugal).

• Casa da Lusofonia – da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra
Palácio Sacadura Bote
rua do Arco da Traição, 3 – Polo 1
(antiga estação dos CTT Correios de Portugal, da Universidade de Coimbra)
<http://www.uc.pt/driic>

A Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra conta também com a colaboração da Rede de Estudantes Erasmus (ESN) e da Associação Académica de Coimbra. 

A Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra conta também com a colaboração da Rede de Estudantes Erasmus (ESN) e da Associação Académica de Coimbra.
 

–– Nota: ––
–(*)– A Rede de Estudantes Erasmus (ESN) é uma organização estudantil de apoio e desenvolvimento de intercâmbio de estudantes do Ensino Superior entre os países da União Europeia. Criada em 1989, a rede estabelece contatos com quase 150 mil estudantes das universidades, faculdades e instituições politécnicas europeias.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) representa os 20 mil estudantes da Universidade de Coimbra e é a mais antiga instituição estudantil de Portugal, fundada em 1887. (Não confundir com a Associação Académica de Coimbra, clube profissional de futebol que nasceu da associação estudantil de Coimbra, mas tornou-se organismo desportivo autónomo desde 1984.)  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: