Articles

Agência Pan-Africana com serviço de Língua Portuguesa em Luanda

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 9 de Julho de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

Da Agência AngolaPress
4 de julho de 2013

A Agência Pan-Africana de Notícias – Panapress – inaugurou seu serviço de Língua Portuguesa em Angola, em cooperação com a Angop – Agência AngolaPress.
 

Luanda – A redação dos serviços noticiosos em Língua Portuguesa da Agência Pan-Africana de Notícias (Panapress) foi inaugurada esta quinta-feira, 4 de julho, em Luanda, pelo secretário de Estado da Comunicação Social da República de Angola, Manuel da Conceição.

A inauguração dos serviços em Língua Portuguesa da Panapress é o culminar de um acordo de cooperação assinado com a Agência AngolaPress (Angop) em 2001, na sede da agência africana, em Dacar, capital senegalesa.

Desde a sua criação até 2012, o serviço em Língua Portuguesa da Panapress funcionou em Dacar com o concurso de três jornalistas da Angop, tendo a parte angolana negociado mais tarde a sua transferência para Luanda.

A nova estrutura do serviço de Língua Portuguesa da Panapress foi inaugurada em Luanda, capital de Angola.
 

A nova estrutura da Panapress, situada no edifício da Angop, foi tecnicamente apetrechada para responder à procura permanente por informações em Língua Portuguesa. A divisão conta com três editores, em uma primeira fase, e tem como responsável o jornalista angolano Frederico Cawanda.

Na cerimónia de inauguração, presenciado pelo secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto, o presidente do Conselho de Administração da Angop, Daniel Miguel Jeorge, afirmou que a inauguração dos serviços em português da “Pana” em Luanda representa o contributo para a redução das barreiras linguísticas sobre a livre circulação de informação entre os países africanos.

“Representa a expressão da nossa vontade e determinação em prol do desenvolvimento do fluxo informativo sobre África, restituindo, deste modo, a real imagem do continente”, reforçou o responsável.

Presente na cerimónia, e a cumprir visita de trabalho no país, o diretor-geral da Panapress, o senegalês Babacar Fall, usou da palavra para elogiar o dinamismo da direção da Angop no processo de instalação da sede deste serviço em Angola.

“Esta é mais uma prova da cooperação magnífica entre Angola e a agência de notícias pan-africana. Angola e a agência de informação Angop são pais fundadores da ‘Pana'”, disse Babacar Fall.

Segundo o responsável, a inauguração da redação representa novas oportunidades para a imprensa africana.

–– Sobre a Língua Portuguesa na Panapress ––
O serviço em Língua Portuguesa foi lançado com o objetivo de alargar o âmbito da cobertura informativa da Panapress (também conhecida sob a sua designação abreviada de “Pana”) ao espaço lusófono, uma vez que, até então, esta Agência Pan-Africana emitia apenas em inglês, francês e árabe.

A “Pana” surgiu da vontade de alguns Estados de dotar a África de uma ferramenta de comunicação privilegiada com a missão de produzir e difundir, dentro do continente e no exterior, um fluxo de notícias e informações destacando os êxitos e os fracassos de uma África em formação.

Ela propõe igualmente análises que ajudam a compreender e a explicar os êxitos e os fracassos, bem como a identificar os esforços malsucedidos, conforme uma linha editorial que propõe ao leitor o máximo possível de dados a fim de lhe permitir construir a sua própria opinião.

A Redação Central da Panapress, cuja sede está localizada em Dacar, assegura a coordenação das atividades de uma centena de correspondentes, jornalistas e repórteres fotográficos repartidos em mais de cinquenta países africanos e nos seus gabinetes externos em Paris (França) e em Nova York (Estados Unidos).  :::

.
• Sítio da Agência Pan-Africana de Notícias – Panapress
<http://www.panapress.com/pana-lang4-index.html>

.
–– Extraído da Agência AngolaPress ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: