Articles

A Língua Portuguesa bem presente nas grandes competições de futebol

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 3 de Julho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Baseado em reportagens dos portais Terra Brasil e UOL (Brasil) e do jornal Diário de Pernambuco (Recife, Brasil)
30 de junho de 2013


 

A seleção de futebol do Brasil sagrou-se campeã do torneio que antecede um ano à Copa do Mundo de Futebol e que serve como teste, como prévia do campeonato do mundo. Trata-se da Copa das Confederações, também disputada no Brasil.

A presidenta da República do Brasil, Dilma Rousseff, esteve ausente para entregar o troféu da competição aos vencedores, aos jogadores de seu próprio país. Mas a Língua Portuguesa esteve bem presente nos locais pelo Brasil em que o torneio foi disputado.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) é a organizadora tanto da Copa do Mundo de Futebol quanto da Copa das Confederações. E o órgão maior do futebol decidiu adotar a Língua Portuguesa na comunicação institucional da Copa das Confederações, realizada em seis cidades-sede brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Nas gerações da televisão para os países lusófonos, a cargo do órgão maior do futebol, apareceram no ecrã – ou na tela – dados e legendas em português, a Língua do país-sede do evento.

A comunicação visual nos estádios da competição foi feita em inglês e em português. O sistema de som das arenas de futebol fazia os anúncios primeiramente em inglês e depois em Língua Portuguesa.

Dessa forma, vislumbra-se a boa presença da Língua Portuguesa para que seja difundida e usada na comunicação dos grandes torneios desportivos de alcance mundial. Trata-se de um sinal animador de seu uso oficial no Campeonato Mundial de Futebol de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

–– A Língua Portuguesa nos sítios máximos do futebol mundial ––
O sítio da FIFA foi criado em 1994, porém, apenas em 2009 o portal do órgão máximo do futebol ganhou uma versão própria em Língua Portuguesa, após ter em outros cinco idiomas: alemão, inglês, francês, espanhol e até árabe. A Língua Portuguesa veio ao portal da FIFA pelos ensejos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil.

Criado em 1998, o sítio oficial da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) – órgão com 45 países filiados –, fornece informações sobre o futebol europeu em dez Línguas. A versão em Língua Portuguesa aparece juntamente com outras em francês, inglês, espanhol, alemão, italiano e russo. E ainda, em três línguas que não são europeias: chinês mandarim, japonês e coreano.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) conta com apenas dez países membros, nove deles com o espanhol como língua oficial e apenas um com a Língua Portuguesa. Esperava-se que o sítio oficial sul-americano, há quase duas décadas na Internet, tivesse duas línguas. E tinha: espanhol e… inglês.

A Conmebol somente lançou a versão do seu sítio em Língua Portuguesa em 2013, a um ano do Campeonato Mundial no Brasil.

A Língua Portuguesa, por enquanto, permanece sem uso oficial na Confederação Africana de Futebol (CAF), que tem 56 Estados filiados e usa o inglês, o francês e o árabe como línguas oficiais. Porém, o sítio de Internet possui apenas a versão em língua inglesa.  :::

.
• FIFA – Federação Internacional de Futebol
<http://pt.fifa.com/>
• UEFA – União das Federações Europeias de Futebol
<http://pt.uefa.com/>
• Conmebol – Confederação Sul-Americana de Futebol
<http://www.conmebol.com/pt-br>

.
–– Com base em reportagens dos portais Terra Brasil e UOL (Brasil) e do jornal Diário de Pernambuco (Recife, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: