Articles

Ministro de Cabo Verde defende CPLP de povos com línguas de base lexical portuguesa

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Julho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Baseado em reportagem de Mônica Villela Grayley
da Rádio ONU – Nova York
29 de junho de 2013

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, afirma que a economia de seu país e das nações lusófonas depende da circulação de seu “património intangível”, através da Língua e das expressões culturais.
 

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve ser ampliada para abrigar tanto os povos que se expressam em línguas com base no léxico português quanto os chamados “espaços virtuais” para a integração dos povos. A opinião é do ministro da Cultura da República de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa.

Mário Lúcio Sousa disse, em entrevista à Rádio ONU, que está aguardando a conclusão de um estudo da União Europeia sobre o impacto da economia criativa do país, que deve revelar que o PIB (Produto Interno Bruto) cabo-verdiano depende substancialmente da cultura e do que ele chama de “património intangível”. É o caso dos produtos artísticos da ilha, da música, do artesanato, dos saberes tradicionais e dos produtos típicos cabo-verdianos vendidos às comunidades no estrangeiro – “a décima primeira ilha” de Cabo Verde, nas palavras do ministro.

“Tudo que tem a marca de Cabo Verde, as comunidades no exterior consomem tudo rapidamente. É o ‘mercado da saudade’, um grande mercado para nós.”

O ministro da Cultura cabo-verdiano disse que essas reflexões terão que ocorrer mais cedo ou mais tarde com a chegada da economia criativa no mundo. E que, também por isso, o mundo deve repensar as instituições formadas no século passado, com foco “no intangível para se associar ao concreto”.

Em entrevista na sede das Nações Unidas em Nova York, o ministro da Cultura de Cabo Verde defendeu uma CPLP alargada, com povos que se expressam em Língua Portuguesa ou em idiomas baseados na Língua Portuguesa.
 

Ainda segundo Mário Lúcio Sousa, a CPLP deve se tornar uma comunidade de povos que falam a Língua Portuguesa ou idiomas baseados na Língua Portuguesa.

“Todos os países que têm o crioulo de base lexical no português devem fazer parte da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, porque têm a Língua que é nossa, e depois têm uma outra língua que vêm do encontro da Língua Portuguesa com outras línguas. Isso aumenta a Comunidade.”

E o ministro oferece exemplos: “Você tem o caso do Timor-Leste, com o tétum, mas você tem Macau [na China], tem o Curaçao [nas Antilhas], que fala o mesmo crioulo que nós [Cabo Verde]. Então o Curaçao não faz parte da CPLP? Devia fazer parte. E a Galiza [na Espanha]. Então, são reflexões que as economias criativas vão obrigar, porque o mundo se dividiu em territórios, e os territórios eram mercados. Com o desaparecimento do território para o espaço virtual, vão surgir novos espaços intangíveis.”

Para Mário Lúcio Sousa, a Língua Portuguesa representa um grande ativo de economias baseadas na cultura e na nova era da Tecnologia e da Informação. E lembrou: “Quando falamos de um mercado da Língua Portuguesa, são mercados que falam a Língua Portuguesa e todas as demais línguas crioulas de base lexical portuguesa. É muito maior do que a gente pensa.”

O ministro cabo-verdiano esteve na sede das Nações Unidas em Nova York para participar do Encontro de Alto Nível sobre Cultura e Desenvolvimento.  :::

.
Clique aqui para ouvir a entrevista do ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, a Monica Vilela Grayley, da Rádio ONU, das Nações Unidas.

.
GRAYLEY, Mônica Villela. Entrevista: Mário Lúcio Sousa.
da Rádio ONU – Organização das Nações Unidas, Nova York.
Publicado em: 29 jun. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: