Articles

Bermudas terão curso oficial de Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 30 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Owain Johnston-Barnes
do jornal The Royal Gazette (Hamilton, Bermuda)
25 de junho de 2013

As Ilhas Bermudas são um território britânico do Atlântico Norte onde há uma grande comunidade de origem portuguesa ali estabelecida desde o século XIX.
 

Os cursos de Língua Portuguesa estão marcados para começar neste próximo outono no Bermuda College, de acordo com a presidente do Clube Português Vasco da Gama, da cidade de Hamilton, Andrea Moniz-DeSouza.

O colégio oferecerá inicialmente cursos de nível iniciante na Língua, mas a sra. Moniz-DeSouza disse que, se os cursos forem bem acolhidos, ela estará confiante para adicionar à grade cursos de nível superior.

Ela disse que o clube contactou o Colégio Bermuda sobre a possibilidade de realizar os cursos de Língua Portuguesa no meio do verão passado.

“Tivemos algumas sessões informais com o então vice-presidente do colégio, e ele pareceu estar ansioso para começá-lo,” disse a sra. Moniz-DeSouza.

Para Andrea Moniz-DeSouza, a formação em português “potencialmente seria um verdadeiro benefício para os negócios nas Bermudas”.

“A presidente Duranda Greene veio para uma sessão informativa e, pelo que posso dizer, ela ficou bastante surpresa com a repercussão. Fizeram, então, um levantamento, e acho que quando chegaram de volta com os resultados a demanda já estava lá.”

Ela disse que, devido à discriminação que houve no passado contra a comunidade portuguesa da ilha, há um bom número de bermudenses portugueses que nunca aprenderam a Língua.

“Há uma série de razões por que alguém iria querer aprender o português”, disse ela. “Para muitos, é uma maneira de se comunicar com seus familiares.”

“Creio que é importante reconhecer que os portugueses estiveram presentes na ilha desde os anos de 1800, e ajudaram a desenvolver a ilha para o que ela é hoje.”

“Ter esses cursos no Bermuda College é um passo para reconhecer as suas contribuições em andamento.”

Ela também observou que, embora a maioria do mundo tenha sido severamente afetada pela recessão global, a economia da América Latina permanece forte. Como resultado, as habilidades na ilha para a língua espanhola e para a Língua Portuguesa poderiam criar novas oportunidades de negócios.

“Poderia ser uma mais-valia para que Bermuda atraia esses tipos de pessoas com investimentos”, disse ela. “Potencialmente seria um verdadeiro benefício para os negócios nas Bermudas.”

O Clube Português Vasco da Gama, situado na Reid Street, em Hamilton, sediou uma sessão informativa na noite do dia 25 de junho, com representantes do Bermuda College, para discutir o programa do curso, seu conteúdo e seus valores a pagar.  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.

JOHNSTON-BARNES, Owain. Portuguese language courses to start at college.
Extraído do jornal The Royal Gazette (Hamilton, Bermudas)
Publicado em: 25 jun. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: