Articles

Alemanha: palestras de Perpétua Gonçalves sobre o Português de Moçambique

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 24 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do blogue da Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (Berlim, Alemanha), do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

A professora Perpétua Gonçalves ministrará três palestras em universidades da Alemanha sobre a Língua Portuguesa de Moçambique.
 

Na segunda-feira, dia 24, e na terça-feira, dia 25 de junho, a professora doutora Perpétua Gonçalves ministrará em três universidades alemãs a palestra Dinâmicas Atuais da Língua Portuguesa em Moçambique. Perpétua Gonçalves pertence à catedra de Português Língua Segunda e Português Língua Estrangeira, da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo.

A independência de Moçambique, em 1975, trouxe para a Língua Portuguesa uma vitalidade notável, que se manifesta não só no aumento do número dos seus falantes, mas também em outras dimensões da vida social do país.

Nesta palestra, depois de um enquadramento geral do português de Moçambique em uma dimensão sociolinguística, apresenta-se uma visão geral dos principais resultados da pesquisa já realizada sobre esta variedade da Língua Portuguesa, a nível das suas propriedades lexicais e gramaticais, assim como do seu contacto com as línguas locais do grupo bantu.

A finalizar, referem-se alguns desafios que se colocam atualmente à pesquisa sobre a Língua Portuguesa tal como usada em Moçambique, com particular destaque para a sua normalização e ensino.

A palestra conta com a organização do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e com o apoio do Instituto de Romanística e do Instituto Luso-Brasileiro, ambos da Universidade de Colónia.

No dia 24 de junho, a palestra sobre o português de Moçambique será realizada no edifício central (Hauptgebäude) da Universidade de Colónia, às 16 horas. No dia 25 de junho, a palestra de Perpétua Gonçalves terá lugar, às 10 horas, no Instituto de Filologia Românica, da Universidade de Aachen (ou Aquisgrão). E no mesmo dia, às 18 horas, será ministrada no Instituto de Tradução e Interpretação, da Universidade de Heidelberg.  :::

Clique aqui para visualizar o cartaz da palestra da professora doutora Perpétua Gonçalves, Dinâmicas Atuais da Língua Portuguesa em Moçambique – República Federal da Alemanha.

.
• Edifício central (Hauptgebäude) da Universidade de Colónia
Albertus-Magnus-Platz, 50923 – Colónia (Renânia do Norte-Vestfália)

• Instituto de Filologia Românica (Institut für Romanische Philologie), da Universidade de Aachen – Espaço 23
Kármánstrasse 17-19 – Aachen (Aquisgrão) (Renânia do Norte-Vestfália)

• Instituto de Tradução e Interpretação (Institut für Übersetzen und Dolmetschen), da Universidade de Heidelberg
Plöck 57a KS II – Heidelberg (Baden-Württemberg)

.
Colónia, Aachen & Heidelberg – Conferências da Professora Doutora Perpétua Gonçalves.
Extraído do blogue da Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (Berlim, Alemanha), do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

*              *              *

Leia também:
Moçambique: Perpétua Gonçalves, a transformadora de mentes – 22 de agosto de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: