Articles

Venezuela quer mais funcionários que falem Português pelo Mercosul

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 23 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
18 de junho de 2013

O Estado venezuelano de Anzoátegui tem interesse em implantar um curso de Língua Portuguesa com vista às oportunidades de negócios com o Brasil no Mercosul.
 

A entrada da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul), está a fazer aumentar as oportunidades profissionais para os venezuelanos que falem a Língua Portuguesa, revelou o governador do Estado venezuelano de Anzoátegui, Aristóbulo Istúriz.

“Temos interesse em abrir um curso de português, aqui na Governação, para os funcionários, pela relação que vamos ter com o Mercosul”, disse Istúriz.

Em declarações à Agência Lusa, o governador explicou que a entrada da Venezuela no Mercosul potencia tanto as oportunidades de investimento locais como as oportunidades profissionais para quem domine a Língua Portuguesa.

“Tanto a parte industrial como a portuária, pela posição geográfica, passam a ter um papel fundamental com o Mercosul, sobretudo pelo peso que tem o Norte de Brasil, que tem uns 60 milhões de habitantes, e cuja saída para o mar é pelas costas venezuelanas de Oriente, precisamente aqui em Anzoátegui [situado a 350 quilómetros a leste de Caracas]. Por isso é muito importante a Língua Portuguesa: pelo Brasil e pela importância que passa a ter Anzoátegui”, disse.

Por outro lado, a relação entre o Estado de Anzoátegui e o Mercosul será “muito forte” e a Venezuela está a fazer um importante investimento, no porto de Guanta, para que o local seja a principal porta de entrada de mercadorias naquela zona da América Latina.

Durante muitos anos o porto de Guanta foi um dos mais importantes da Venezuela, por onde passavam carregamentos de carvão das minas de Naricual e Capiricual.

–– Um pouco sobre a Venezuela ––
A Venezuela é o país que possui o 5º. maior PIB [Produto Interno Bruto] da América Latina e um dos principais países exportadores de petróleo no mundo. O país foi aceito, em julho de 2012, como membro pleno do Mercosul, o bloco económico de união aduaneira também constituído por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Com pouco mais de 29 milhões de habitantes, a Venezuela é o quinto país mais populoso da América do Sul. O espanhol é a língua nacional oficial. A Língua Portuguesa ganha cada vez mais importância para seu uso e estudo na Venezuela, não apenas por sua vizinhança com o Brasil, mas também pela presença de uma das maiores comunidades portuguesas na América do Sul, com 400 mil pessoas nos números oficiais, e que sobe para 1,3 milhão de pessoas se contados os lusodescendentes.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: