Articles

Língua Portuguesa pode tornar-se Língua olímpica

In Defesa da Língua Portuguesa on 20 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa, do portal SAPO e do jornal Times of India (Índia)
16 de junho de 2013

José Manuel Constantino deseja “que o português seja uma frente unida e forte” como Língua olímpica.

O novo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, confirmou à Agência Lusa a vontade de constituir a Língua Portuguesa como Língua de trabalho no Comité Olímpico Internacional (COI) – um desejo que tem o apoio do Brasil.

Em Lausana, na Suíça, onde participou na Assembleia-Geral Extraordinária, da Associação de Comités Olímpicos Nacionais (ACNO), José Manuel Constantino teve uma reunião com o seu homólogo brasileiro – o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman –, que se mostrou receptivo a participar nos trabalhos para elevar a Língua Portuguesa ao estatuto de uma das Línguas oficiais do COI.

“Há a vontade de conjugar esforços para que o português seja uma frente unida e forte”, contou à Agência Lusa o presidente do COP, que anteriormente já tinha recebido resposta positiva dos restantes países da Lusofonia.

Constantino revelou ainda que nos Jogos Olímpicos de 2016, a realizar no Rio de Janeiro, o português vai ser a terceira Língua oficial, juntando-se ao francês e ao inglês, os idiomas do COI.

.
“Será um passo importante”, assegurou, confiante de que o objetivo a que se propõem os países lusófonos poderá ser bem-sucedido.

Realizou-se neste mês de junho de 2013 a Assembleia-Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ACNO) em Lausana, Suíça.
 

–– A situação dos Jogos da Lusofonia, em Goa ––


 

À margem da Assembleia Geral Extraordinária da ACNO, foi também feito em Lausana o ponto da situação dos próximos Jogos da Lusofonia, que serão realizados de 2 a 10 de novembro em Goa, na Índia. Na terça-feira, dia 19 de junho, em uma reunião da Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), sem a presença de membros do Comité Olímpico Brasileiro, foram abordados os atrasos na montagem das estruturas para a realização do evento desportivo na Índia.

O Comité Organizador dos Jogos da Lusofonia em Goa lamentou a notícia de que a delegação brasileira, por questões financeiras, pode não enviar suas equipas de futebol e de voleibol às competições na Índia.

.
“Tivemos uma palavra informal com o representante do Brasil [o ex-jogador de voleibol e antigo ministro do Esporte do Brasil, Bernard Razjman] quando ele esteve aqui, mas ele disse que virá um montante de dinheiro para trazer para cá as equipas [de futebol e voleibol]. Estamos ainda tentando convencê-los”, disse o presidente do Comité Organizador dos Jogos Lusofonia de Goa, Keshav Chandra.

O futebol é o desporto favorito entre a população de Goa. Portugal, Macau e Índia anunciaram que enviarão a Goa delegações com atletas para todas as modalidades desportivas.

Os Jogos da Lusofonia serão organizados pela ACOLOP e contarão com a participação de 12 países e regiões: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste.

–– Pontos de situação e candidaturas ––
Na reunião extraordinária dos comités nacionais a cargo da ACNO, foi feito também um ponto de situação por parte dos Comités Organizadores dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, a serem realizados em 2014, em Sochi, na Rússia, bem como dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, em Nanquim, na China, e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil.

Também em Lausana foram apresentadas as candidaturas de Istambul, Madri e Tóquio aos Jogos Olímpicos de Verão de 2020.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa, do portal SAPO e do jornal Times of India (Índia) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: