Articles

Encontros Lusófonos – a cultura em Português no Luxemburgo

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 13 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua


A exposição Novas Textualidades em Língua Portuguesa, sobre os escritores contemporâneos dos países da Lusofonia, foi inaugurada na quarta-feira, dia 12 de junho, no Centro Cultural Português do Luxemburgo – uma iniciativa que assinala o arranque dos Encontros Lusófonos no Grão-Ducado.

A exposição estará patente no Luxemburgo até 25 de junho de 2013 e conta com o patrocínio da Embaixada de Portugal no Luxemburgo. No dia de abertura, o público pôde conferir o recital Musicalidade das Ilhas e percorrer uma mostra de artefatos representativos dos países da África lusófona, bem como de quadros pintados por artistas brasileiros e cabo-verdianos.

No âmbito dos Encontros Lusófonos, será proferida no mesmo local a 22 de junho, às 18 horas, uma palestra em torno do tema “A Cultura Angolana”, pelo cantor e compositor José Adelino Barceló de Carvalho, conhecido como Bonga.

.

A 6 de julho, será realizada a Gala da Lusofonia, com a apresentação da peça de teatro Insólitos do Dia a Dia. Na mesma cerimónia, serão entregues os certificados de formação para adultos do Centro Cultural Português do Luxemburgo.

A animação musical ficará a cargo da Tuna Alma Lusa e do grupo de dança tradicional da Associação Luso-Guineense Bissau Lanta.

 

–– Quinzena do Cinema Português no Luxemburgo ––
Até o dia 18 de junho, ocorre nas salas dos cinemas Utopolis, no Luxemburgo, a Quinzena do Cinema Português, promovida pelo Camões, I.P. e pela Embaixada de Portugal.

O festival teve como filme de abertura O Cônsul de Bordéus (2011), de Francisco Manso e João Correa, sobre “a extraordinária história do herói português”, o diplomata Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), “que salvou mais de 30 mil vidas durante a Segunda Guerra Mundial”.

A programação completa da Quinzena do Cinema Português pode ser descarregada aqui.

• Centro Cultural Português
8, boulevard Royal, L-2449 – Luxemburgo

• Cinema Utopolis
45, avenue J. F. Kennedy, L-1855 – Luxemburgo

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: