Articles

Portugal e Brasil: um ano que “ficou muito acima das expectativas”

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 12 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Com dados da Agência Lusa e da RTP (Portugal)

 

Os eventos do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil transcorreram de forma paralela nos dois países de 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência do Brasil – até 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, Antônio Grassi, afirmou que o evento “superou todas as expectativas”, na adesão de artistas brasileiros e do público português.

Em declarações à Agência Lusa, Antônio Grassi recordou que foram realizadas cerca de 300 iniciativas ao longo de dez meses, com a participação de cerca de 3 mil artistas e técnicos brasileiros.

Sobre o valor investido por estas entidades brasileiras no evento, Antônio Grassi indicou que foram cerca de cinco milhões de euros, “um valor razoável para um evento de dez meses”.

“Mesmo com todo o investimento e planejamento que foi feito, nunca imaginamos um resultado tão interessante na receptividade do público em Portugal”, avaliou.

A programação brasileira em Portugal, bem como a portuguesa no Brasil, abrangeu as áreas da música, do teatro, da dança, da literatura, da fotografia, das artes plásticas e artes visuais.

O ano de eventos e manifestações artísticas e culturais serviu também para a intensificação do intercâmbio científico e tecnológico e para o fortalecimento das relações económicas entre Portugal e Brasil.

Os comissários-gerais Miguel Horta e Costa e Antônio Grassi: o ano lançou as bases para “aproveitar sinergias e interesses comuns em benefícios aos dois povos”.

“Portugal ficou a conhecer-nos melhor e ficou sabendo que o Brasil é muito mais do que telenovelas”, comentou Antônio Grassi sobre as centenas de artistas que se apresentaram em Portugal e que habitualmente não atuam na Europa.

“Para além da área cultural, nós também resolvemos dar muita força à área da economia e do desenvolvimento empresarial”, afirmou o comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa.

De acordo com Horta e Costa, os frutos da série de eventos deste ano ficaram para o futuro. “Portugal e o Brasil têm um idioma comum, relação excelente em âmbitos políticos e económicos, ampla e densa base para aumentar as relações entre as sociedades. Precisamos de maior crescimento mútuo e de aproveitar sinergias e interesses comuns em benefícios aos dois povos.”

Também para Antônio Grassi, “o grande desafio, a partir de agora, vai ser o que fica para depois, a consolidação”. “Este evento abriu portas para a divulgação da criação artística brasileira, e pode contribuir para alargar outras áreas, como a do turismo.”

O comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal colocou em destaque a Mostra de Teatro, Circo e Dança, “que trouxe a Portugal companhias que não teriam condições para estarem presentes” no país, e tendo algumas seguido para outras cidades europeias.

“Houve também parcerias importantes, como, por exemplo, aquela que garantiu a sobrevivência do FITEI”, o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no Porto. O festival de teatro, que durou de 29 de maio a 10 de junho, pôde ser realizado graças ao apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte) – da qual Antônio Grassi é presidente –, vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil.

*              *              *

O Ano do Brasil em Portugal foi financiado pelo Governo do Brasil através da Funarte, do Ministério da Cultura, do Ministério das Relações Exteriores e da Embratur – Instituto Brasileiro do Turismo.

O Ano de Portugal no Brasil, criado por resolução do Conselho de Ministros da República Portuguesa, esteve a cargo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Governo de Portugal.

.
• Ano de Portugal no Brasil:
<http://anodeportugalnobrasil.pt/>

• Ano do Brasil em Portugal:
<http://www.anobrasilportugal.com.br>

.
–– Extraído da Agência Lusa e da RTP (Portugal) ––

*              *              *

Leia também:
Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal – 07 de setembro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: