Articles

Timor-Leste: ‘Grândola’ cantada em Díli para o primeiro-ministro Xanana Gusmão

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 8 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
28 de maio de 2013

.
:::  Grândola, Vila Morena – a canção histórica da revolução de 25 de abril de 1974, do cantor português Zeca Afonso –, foi cantada em Díli, a pedido do primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, na abertura do seminário sobre descentralização administrativa e poder local.  :::

.

Carlos Beato, ao lado de Graça Guerreiro Nunes (à esq.), canta Grândola, Vila Morena, no Centro de Convenções de Díli.

Na cerimónia de abertura do seminário e em um momento de improviso a pedido do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, o antigo presidente da Câmara Municipal de Grândola, Carlos Beato, em visita a Timor-Leste, foi convidado a cantar a famosa música de Zeca Afonso (1929-1987).

Ladeado pela atual presidente da autarquia, Graça Guerreiro Nunes, e acompanhado por portugueses e timorenses, Carlos Beato arrancou com Grândola, Vila Morena no Centro de Convenções de Díli, onde decorreu a conferência, entre os dias 28 e 29 de maio.

.

“Foi uma surpresa total, que nunca pensei que o senhor primeiro-ministro Xanana Gusmão me desse e nos desse à delegação portuguesa”, afirmou Carlos Beato, atual administrador do banco Montepio.

Para Carlos Beato, foi uma grande homenagem a José Afonso, que à semelhança de Xanana Gusmão, também lutou pela liberdade do seu país.

“Também foi muito bonito ver muitas pessoas de Timor a entoarem o Grândola. O que para nós também foi uma surpresa”, disse Carlos Beato à Lusa, ainda visivelmente emocionado.

O antigo presidente da Câmara Municipal de Grândola integrou a comitiva de autarcas portugueses que participaram no seminário internacional sobre descentralização administrativa e poder local, que contou também com a participação de delegações da Indonésia, da Austrália e de Cabo Verde.  :::

.

Mural na cidade de Grândola, localizada no Alentejo, no sul de Portugal, com a partitura da famosa canção de Zeca Afonso – um símbolo da democracia portuguesa. 

Mural na cidade de Grândola, localizada no Alentejo, no sul de Portugal, com a partitura da famosa canção de Zeca Afonso – um símbolo da democracia portuguesa.
 

*             *             *

–– Grândola, Vila Morena, canção-símbolo da democracia portuguesa ––

Zeca Afonso (1929-1987), autor e cantor de Grândola, Vila Morena.

A canção Grândola, Vila Morena foi composta e cantada por Zeca Afonso, gravada em estúdio na França, em dezembro de 1971, no disco Cantigas de Maio. Ela foi executada em concerto pela primeira vez em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, em maio de 1972.

Em estilo que se assemelha ao cante alentejano, com andamento marcial, a canção faz referência ao espírito de trabalho e de fraternidade do povo de Grândola, cidade do atual Distrito de Setúbal, na então província do Baixo Alentejo, no sul de Portugal.

Em 29 de março de 1974, a canção de Zeca Afonso foi executada no encerramento de uma peça no Teatro Coliseu em Lisboa. Na plateia, havia militares do Movimento das Forças Armadas, que escolheram essa canção como uma das senhas para o que viria a ser a Revolução dos Cravos, que depôs a ditadura salazarista, no poder havia quatro décadas.

Grândola, Vila Morena foi transmitida pelo Rádio Clube Português à meia noite e vinte minutos de 25 de abril de 1974: era a senha que confirmava o início do levante militar. A canção de Zeca Afonso tornou-se um símbolo da Revolução dos Cravos e do início da democracia em Portugal.  :::

.
• Abaixo, o vídeo com a canção na voz de Zeca Afonso:

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: