Articles

Brasil: ENEM exigirá domínio mais apurado da Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

Do portal Terra Brasil

:::  O exame terá cuidado maior na correção das redações.  :::
:::  As provas serão aplicadas no Brasil em 26 e 27 de outubro.  :::
.

Após muitas críticas, a redação do ENEM no Brasil passará a exigir a escrita correta da Língua Portuguesa.

O Ministério da Educação do Brasil anunciou regras mais rígidas para a correção das redações de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Agora, o exame brasileiro de conclusão do Ensino Médio (ou Secundário) – criado em 1998 e que permite acesso às universidades federais e facilita o ingresso a um curso superior – deverá exigir dos candidatos maior rigor e cuidado quanto ao uso correto e ao domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.

O ENEM está a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão subordinado ao Ministério da Educação. O exame recebeu muitas críticas pelo facto de admitir erros gramaticais em edições anteriores, desde que o aluno não saísse do tema das redações. Com as novas regras, os erros gramaticais somente serão aceitos se justificados e os trechos de textos que divergirem do tema proposto poderão anular a redação.

.

Mais de 7 milhões de estudantes brasileiros farão em outubro o Exame Nacional do Ensino Médio, com a redação em Língua Portuguesa.

–– Hino de futebol e macarrão instantâneo ––
A imprensa brasileira este ano noticiou casos de redação das provas do ENEM com correções polémicas. Esses casos divulgados colocaram em dúvida a credibilidade da avaliação das redações em Língua Portuguesa feitas no exame pelos alunos saídos do Ensino Médio.

O tema proposto pelo exame realizado no ano passado era sobre o movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Porém, foi aprovada uma redação contendo a letra do hino do Palmeiras, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil. Outra redação aprovada continha em seu texto uma receita de macarrão instantâneo. Além de mais uma redação com seguidos erros gramaticais e que recebeu a pontuação máxima.

O INEP, em resposta às críticas, declarou que os casos divulgados pela imprensa foram seis em um universo de quatro milhões e mostraram que o sistema de correção funciona, já que as redações que continham deboches obtiveram notas baixas.

Mais de 7 milhões de estudantes em todos os Estados do Brasil deverão fazer a prova do ENEM – com a redação em Língua Portuguesa – nos dias 26 e 27 de outubro deste ano.

.
–– Extraído do portal Terra Brasil ––

*              *              *

Leia também:
Vladimir Passos de Freitas – o Português e a redação dos alunos de Direito – 28 de setembro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: