Articles

Brasil: parlamentares dos países da CPLP reunidos em Brasília

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 3 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Câmara dos Deputados (Brasília, Brasil)
27 de maio de 2013

No Congresso Nacional em Brasília, estiveram reunidos cerca de 30 parlamentares vindos de todos os países-membros da CPLP. 

No Congresso Nacional em Brasília, estiveram reunidos cerca de 30 parlamentares vindos de todos os países-membros da CPLP.

Nos dias 27 e 28 de maio, ocorreu na Câmara dos Deputados, do Congresso Nacional – o Parlamento brasileiro – a reunião preparatória para a 4ª Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP).

O encontro em Brasília reuniu cerca de 30 parlamentares de todos os oito países membros da CPLP e visava a definição de estratégias e temas para a Assembleia Parlamentar, que deverá ocorrer em Luanda, capital de Angola, em outubro deste ano.

Foi uma ocasião para o fortalecimento das relações entre os Parlamentos dos países de Língua Portuguesa, como explicou a segunda vice-presidente da Assembleia Nacional de Angola, a deputada Joana Lina Baptista. “O que se pretende é o reforço das relações entre os Parlamentos da CPLP, fazendo complemento às relações que existem entre cada um dos países a título bilateral e dentro da própria Comunidade”, disse.

–– Afirmação dos Parlamentos lusófonos “no contexto das nações” ––
O deputado do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Estanislau Aleixo da Silva, que atualmente preside o grupo parlamentar da CPLP, afirmou que os encontros entre parlamentares ajudam a “desenvolver cada país na área da democracia e de melhorias económico-sociais”.

O deputado timorense defende que a próxima Assembleia em Luanda deverá focar-se no cumprimento dos estatutos da CPLP, além de temas de ordem ambiental, educacional, de preservação dos recursos naturais e de desenvolvimento social.

Além dos preparativos para a Assembleia, os parlamentares das nações da CPLP discutiram as missões de observação eleitoral – tendo em vista a situação de instabilidade política na Guiné-Bissau. Demonstraram também interesse em conhecer o sistema eletrônico de votação dos plenários das duas Casas do Congresso Nacional brasileiro – o Senado Federal, que representa os Estados brasileiros, e a Câmara dos Deputados, que representa proporcionalmente a população de todos os Estados.

A Rede de Mulheres da AP-CPLP também debateu o seu plano de ação para a Assembleia de Luanda, além de um balanço das atividades parlamentares em defesa das mulheres.

A deputada brasileira Janete Rocha Pietá concorda que o encontro fortalece o espírito de solidariedade e cooperação das nações de Língua Portuguesa, para o reforço da democracia e da paz. “Temos de nos afirmar no contexto das nações, inclusive por não ter na ONU a Língua Portuguesa”, afirmou, expressando o desejo do grupo de parlamentares de que o português se torne uma das Línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.  :::

.

–– Extraído da Câmara dos Deputados (Brasília, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: