Articles

Congresso em Paris discutiu o papel da Língua Portuguesa no mundo

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Junho de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Patricia Moribe
da RFI – Rádio França Internacional
28 de maio de 2013

O diretor-executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira (à extrema dir.), participou da primeira sessão do Congresso sobre a Língua Portuguesa na Sorbonne, em Paris. 

O diretor-executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira (à extrema dir.), participou da primeira sessão do Congresso sobre a Língua Portuguesa na Sorbonne, em Paris.
 

Como estimular e valorizar o papel da Língua Portuguesa no mundo? Essa é uma das questões do Congresso Internacional de Língua e Culturas Lusófonas no Mundo, que aconteceu na Universidade Sorbonne-Nouvelle, em Paris, no dia 27 de maio, e na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no dia 28. Participaram representantes dos países de Língua Portuguesa e instituições como a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e o IILP (Instituto Internacional da Língua Portuguesa).

O objetivo do encontro foi o de lançar uma reflexão sobre os desafios socioculturais que enfrentam a utilização e o Ensino do Português. O uso do português como ferramenta comercial é outro aspecto a ser discutido em um dos painéis, tendo como pano de fundo o dinamismo da economia de certos países como Angola, Moçambique e Brasil.

Para alguns países onde se falam muitas línguas, como Moçambique, o português também é estratégico para a unidade nacional, como falou à RFI Alexandre da Conceição Zandamela, embaixador de Moçambique na UNESCO. “Moçambique conta com vários agrupamentos étnicos. Se eu me deslocar 200 quilómetros, se calhar já não me comunico mais com os grupos dessa área. Então o português, além de ser a Língua oficial, é a Língua da unidade nacional”, disse Zandamela.

A cooperação entre os países é um passo fundamental. Sob essa ótica, os participantes retomaram o tema do Acordo Ortográfico e trataram do português nas esferas digital, cultural, cientifica e na mídia.

O tema da primeira sessão do Congresso foi “O Português como Língua de Comunicação e Cultura”. Gilvan Müller de Oliveira, diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde, falou sobre o atual Plano de Ação para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa, estabelecido em Brasília em 2010, que inclui a formação de um Vocabulário Ortográfico Comum – que finalizará os trabalhos da preparação e da implementação do Acordo Ortográfico – e a plataforma do professor de português como língua estrangeira.

Marcelo Dantas, ministro conselheiro da Cultura do Brasil, acredita que o português tem potencial para ser a sétima Língua oficial da ONU (Organização das Nações Unidas). Ele falou ainda sobre estratégias para estimular o Ensino do Português em comunidades vivendo no exterior – como no caso de brasileiros no Japão ou nos Estados Unidos. Dantas acha também que o português deve ser mais utilizado para textos científicos, citando o exemplo de pesquisadores brasileiros que privilegiam o inglês para seus relatórios, por causa de uma maior visibilidade.  :::

.
MORIBE, Patricia. Congresso em Paris discute papel da Língua Portuguesa.
Extraído da RFI – Rádio França Internacional – Paris, França.
Publicado em: 28 maio 2013.

*              *              *

Leia também:
Congresso Internacional em Paris – ‘Os Fundamentos da Língua Portuguesa no Mundo’ – 27 de maio de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: