Articles

Mia Couto vence Prémio Camões

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 28 de Maio de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
27 de maio de 2013

.
Mia Couto
é o vencedor da 25.ª edição do prémio, que distingue um autor da literatura de Língua Portuguesa.

O anúncio do vencedor foi feito pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, na noite de segunda-feira, 27 de maio, no Rio de Janeiro, onde o júri se reuniu.

O júri integrou os escritores José Eduardo Agualusa e João Paulo Borges Coelho, o jornalista José Carlos Vasconcelos, a catedrática Clara Crabbé Rocha, o crítico Alcir Pécora e o embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras Alberto da Costa e Silva.

A reunião decorreu no Palácio Gustavo Capanema, sede do Centro Internacional do Livro, na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

–– Mia Couto: “surpreendido” e “muito feliz” ––
“Recebi a notícia há meia hora, num telefonema que me fizeram do Brasil. Logo hoje, que é um daqueles dias em que a gente pensa: vou jantar, vou deitar-me e quero me apagar do mundo. De repente, apareceu esta chamada telefónica e, obviamente, fiquei muito feliz”, avançou à Agência Lusa Mia Couto, sem adiantar as razões.

–– Sobre o Prémio Camões ––
O Prémio Camões foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para distinguir um autor de Língua Portuguesa que, “pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da Língua comum”.

Em 2012 foi atribuído ao escritor brasileiro Dalton Trevisan e no ano anterior ao escritor português Manuel António Pina.

Outros distinguidos pelo Prémio Camões foram Ferreira Gullar (2010), Arménio Vieira (2009), António Lobo Antunes (2007), Sophia de Mello Breyner Andresen (1999), Pepetela (1997), José Saramago (1995) e Jorge Amado (1994). Na primeira edição, em 1989, o prémio reconheceu a obra de Miguel Torga.

Em 2006, o escritor angolano José Luandino Vieira recusou o prémio.

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: