Articles

Congresso Internacional em Paris – ‘Os Fundamentos da Língua Portuguesa no Mundo’

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 27 de Maio de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , , , ,

Da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Universidade de Sorbonne-Paris 3 (Paris, França)

A Universidade de Sorbonne-Paris 3 e a UNESCO promovem o Congresso Internacional Os Fundamentos da Língua Portuguesa no Mundo nos dias 28 e 29 de maio em Paris.

.
A Universidade de Sorbonne-Paris 3 realizará um grande encontro mundial sobre o futuro da “Língua de Camões”, chamado Os Fundamentos da Língua Portuguesa no Mundo, nos dias 28 e 29 de maio na capital francesa.

O encontro decorrerá no dia 28, terça-feira, na Sorbonne-Paris 3, no majestoso Anfiteatro do Instituto do Mundo Anglófono. O local do segundo dia do congresso, quarta-feira dia 29, serão as instalações do edifício-sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O evento a cargo da Universidade de Sorbonne-Paris 3, será realizado em parceria com a com a Delegação Permanente do Brasil na UNESCO e a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, do Governo da República Portuguesa. Conta ainda com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). As línguas de trabalho do Congresso em Paris serão o português e o francês.

No primeiro dia, na Sorbonne, haverá, a partir das 9 horas, a abertura do Congresso com as presenças do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso; da secretária-geral da UNESCO, Irina Bokova; e do ministro da Economia da República Portuguesa, Álvaro Santos Pereira.

As mesas temáticas do Congresso para a terça-feira serão:
• “Português, Língua de Comunicação e de Cultura”, com o diretor-executivo do IILP, Gilvan Müller de Oliveira;
• “Novos Desafios do Ensino do Português”, com a presidenta do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho, e o secretário de Estado da Educação de Angola, Narciso dos Santos Benedito;
• “Promoção do Multilinguismo no Palco Internacional”, com o ministro do Ensino Superior de Angola, Adão Ferreira do Nascimento;
• “Português: Língua de Comércio e Negócios – um Passaporte para o Futuro”.

O edifício-sede da UNESCO será um dos locais das sessões do Congresso sobre a Língua Portuguesa em Paris. 

Na quarta-feira, na sede da UNESCO, as sessões temáticas serão:
• “Rumo à Luosofonia e à Sua Diáspora”, com o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy; e com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário;
• “Fomentar uma Política de Cooperação Científica: Ampliar o Campo de Investigação”, com Amélia Mingas, da Universidade Agostinho Neto, de Angola, e Maria Cândida Teixeira, ministra da Ciência e Tecnologia de Angola;
• “Evolução do Português nas Práticas da comunicação Social em Portugal e Internacionalização da Informação”, com diretores e correspondentes da Rádio França Internacional (RFI), da RTP e da SIC (de Portugal);
• “Lugar e Função da Língua Portuguesa nos Organismos Internacionais”, moderada pelo cônsul-geral de Portugal em França, Pedro Lourtie.

A cerimónia de encerramento do congresso será as 17 horas e 30, com as participações do secretário português José Cesário e do poeta Nuno Júdice, vencedor do Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana deste ano.

Na quinta-feira, dia 30 de maio, haverá uma oficina no Salão Nobre Bourjac da Universidade Sorbonne-Nouvelle, com a exibição do romance Vou Seduzir-te, da escritora Maria Antónia Jardim, e com uma sessão de reflexão sobre “O Novo Rosto da Emigração Portuguesa”.

O programa completo do Congresso de Língua e Cultura Portuguesa no Mundo, em Paris – Os Fundamentos da Língua Portuguesa no Mundopode ser descarregado aqui.

.
• Dia 28 de maio, terça-feira:
Universidade de Sorbonne-Paris 3, Instituto do Mundo Anglófono
5, rue de l’École de Medicine – 6e. – Paris
• Dia 29 de maio, quarta-feira:
Edifício-sede da UNESCO
1, rue Miollis – 15e. – Paris
• Dia 30 de maio, quinta-feira:
Universidade de Sorbonne-Paris 3, Salão Nobre Bourjac
17, rue de la Sorbonne –5e. – Paris

.
–– Extraído da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Universidade de Sorbonne-Paris 3 (Paris, França) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: