Articles

Biblioteca Nacional de Portugal: bolsas académicas para investigadores dos EUA

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 23 de Maio de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)


 

.
Um programa de bolsas de investigação de curta duração foi divulgado pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Lançado a cada dois anos, o programa executado pela BNP conta com o apoio financeiro da FLAD, visando a divulgação da cultura portuguesa para estudos académicos nos Estados Unidos da América (EUA).

O programa destina-se a investigadores provenientes de universidades, centros de estudo, departamentos ou instituições análogas – nomeadamente, academias, bibliotecas ou arquivos situados nos EUA. O campo de investigações é o estudo da história, da cultura, da Língua e da literatura portuguesas.

A seleção das bolsas está a cargo da BNP, cujos critérios são o mérito científico do projeto, a originalidade da proposta, a importância e o interesse das coleções existentes na BNP para o projeto e a garantia do domínio da Língua Portuguesa.

O período mínimo de duração das bolsas é de um mês, e o máximo de dois meses, com validade até dezembro de 2013. Os bolsistas contemplados receberão subsídio mensal de 1.400 euros e reembolso das viagens aéreas a Portugal de ida e volta, até o máximo de 750 euros.

O dossiê de candidatura deve incluir o formulário, o curriculum vitae, o comprovativo da instituição à qual o candidato se encontra associado, o plano da investigação a ser realizada e o período de estudos pretendido, bem como de duas cartas de referência abonatórias.

O formulário pode ser descarregado e enviado diretamente ao diretor-geral da BNP pelo correio convencional, ou ainda pode ser preenchido em linha e enviado pelo correio eletrónico: <bolsas@bnportugal.pt>.

As candidaturas para o programa de bolsas de investigação da BNP e da FLAD estarão abertas até o dia 28 de julho.

O programa de bolsas de investigação académica foi lançado pela Biblioteca Nacional de Portugal, em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
 

–– Sobre a Biblioteca Nacional de Portugal ––
Fundada em 1796, a Biblioteca Nacional de Portugal é a maior biblioteca portuguesa e uma referência de conservação do conjunto bibliográfico de Portugal. A instituição disponibiliza a pesquisa presencial de seu acervo à comunidade intelectual e científica, bem como permite a pesquisa bibliográfica em linha, de qualquer parte do mundo, através da Biblioteca Nacional Digital.

O acervo da BNP consiste de impressos e manuscritos – como livros, jornais e periódicos –, espólios literários, volumes iconográficos, mapas, documentos cartográficos e de música antiga, reunindo condições de consulta também para deficientes visuais.

–– Sobre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento ––
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é uma instituição voltada à promoção da cultura e das comunidades portuguesas na América do Norte, bem como ao reforço dos laços de cooperação entre Portugal e os EUA.

Mais informação sobre o programa de bolsas nos seguintes sítios:
• Biblioteca Nacional de Portugal – Lisboa, Portugal:
<http://www.bnportugal.pt>.
• Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – Estados Unidos da América:
<http://www.flad.pt>.

.
–– Extraído da Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: