Articles

Brasil: estudantes estrangeiros de Português no interior de São Paulo

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 12 de Maio de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

Aumentou a procura pelos cursos de Língua Portuguesa no polo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto, norte do Estado de São Paulo.
 

Com a projeção econômica do Brasil, como grande nação emergente, e com a aproximação dos principais eventos desportivos mundiais no país sul-americano – nomeadamente a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro –, a Língua Portuguesa vai ganhando mais importância como de uso transnacional para os mais diversos ramos do conhecimento, seja para o estudo das culturas, seja para seu uso na economia e nos negócios.

Assim, cada vez mais estudantes de outros países estão se dirigindo para lá para aprender a Língua “filha ilustre do Latim”, o que pode tornar-se um diferencial em suas carreiras.

A matéria seguinte mostra esse afluxo de estudantes estrangeiros de Língua Portuguesa, no Brasil – no caso, no polo de línguas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), localizado em São José do Rio Preto, cidade localizada no norte do Estado de São Paulo.

 

*              *              *

–– Língua portuguesa atrai estudantes estrangeiros para Unesp de Rio Preto ––

Do sítio G1 (Brasil)
2 de maio de 2013

.
:::  Em uma sala de aula, são mais de 15 nacionalidades juntas para aprender.  :::
:::  Procura pela língua portuguesa aumentou 400% na Unesp de Rio Preto.  :::

Estudantes de 15 países diferentes estão em São José do Rio Preto nos cursos de português, uma Língua “superbonita”.
 

Muitos estrangeiros estão de olho em São José do Rio Preto para estudar. A proximidade com a Copa do Mundo e as Olimpíadas aumenta o interesse de quem vive lá fora em aprender a Língua Portuguesa. E a Unesp é uma das universidades que ensinam o nosso idioma para quem vem do exterior.

A cidade, que fica a mais de 450 quilômetros da capital [do Estado de São Paulo], tornou-se atrativa para alunos estrangeiros. Eles escolheram Rio Preto para estudar e chegam em número cada vez maior. O estudante Yoanky Cordero saiu de Cuba para fazer pós-graduação em letras. “Fiz uma pesquisa e assim fui encontrando o que queria estudar aqui em Rio Preto. Então resolvi vir para cá”, afirma.

Na sala de aula, são mais de 15 nacionalidades juntas. Gente que veio de todo lugar do mundo, como China, Peru, Estados Unidos, Haiti. O desafio dos professores é transformar todos esses idiomas em uma só Língua. “É um desafio para nós lidar com a cultura, lidar com essa diversidade cultural que nós temos dentro da sala de aula. Nós temos 15 culturas e várias línguas diferentes dentro da sala”, diz a professora Isabela Abe de Jesus.

O bom momento da economia, as Olimpíadas e a Copa do Mundo, juntos, aumentaram a visibilidade do Brasil no exterior. No último ano, somente na Unesp de Rio Preto, a procura pelo curso de Língua Portuguesa aumentou 400%. “Você deixa só de aprender a língua de um país dominante para começar a ensinar a nossa Língua, para começar a projetar a nossa cultura em outros contextos, e valorizar o que a gente tem aqui também”, afirma a coordenadora do curso, Marta Lúcia Kfouri.

A estudante Eilidh MacIvor chegou ao Brasil em fevereiro. Ela saiu da Escócia para conhecer o país que, segundo ela, pode oferecer muitas oportunidades. “Na verdade, eu adoro o português. Acho que é uma Língua superbonita. E o melhor é que as pessoas no Brasil sempre querem conversar. E então, é muito fácil de aprender, conhecer a cultura, e as pessoas são incríveis”, diz.

O aprendizado já é tão grande que até quem veio do outro lado do mundo já pensa em trazer toda a família para morar no Brasil. A estudante Beibei Sang – ou melhor, Bela Fernandes, para os brasileiros – saiu de Pequim para aprender e também ensinar. “Eu gosto bastante dos meus alunos e dos meus professores. Eu ensino a minha língua, o mandarim, e também aprendo o português”, afirma.  :::

.
Língua portuguesa atrai estudantes estrangeiros para Unesp de Rio Preto.
Extraído do sítio G1 (Brasil).
Publicado em: 02 maio 2013.

*              *              *

Leia também:
Chegam mais e mais estrangeiros ao Brasil para estudar negócios – e a Língua Portuguesa – 27 de março de 2013
Brasil promove Ensino de Português dentro e fora de suas fronteiras – 05 de fevereiro de 2013
Brasil em alta impulsiona ensino de Língua Portuguesa no mundo – 13 de outubro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: