Articles

Timor-Leste: “CPLP precisa fazer mais para defender a Língua Portuguesa”

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 6 de Maio de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência AngolaPress
5 de maio de 2013

Francisco Guterres Lu-Olo: “Há ainda muito a fazer pela defesa de uma Língua que é nossa, pela defesa do nosso património comum.”
 

O presidente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Francisco Guterres Lu-Olo, afirmou em 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa, que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa precisa de fazer mais para defender o português.

“Há ainda muito a fazer pela defesa de uma Língua que é nossa, pela defesa do nosso património comum”, disse o ex-presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste em comunicado divulgado à imprensa.

Francisco Guterres Lu-Olo sublinhou que na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) há ainda cidadãos que não falam português e que a defesa da Língua é essencial para ajudar a reforçar a identidade e a posição da organização no mundo.

“Nos países da CPLP, é possível e desejável que a Língua Portuguesa se consolide e que coexista em harmonia com outros idiomas nacionais, que enriquecem as nossas sociedades”, realçou.

Para Francisco Guterres Lu-Olo, Timor-Leste precisa também de fazer mais e melhor pela promoção e defesa da Língua, salientando que o Estado deveria prestar mais atenção ao Dia da Língua Portuguesa, que não foi comemorado pelas autoridades timorenses.

O Dia da Língua Portuguesa foi assinalado em Díli pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, com a projeção do documentário Língua – Vidas em Português (2002), de Victor Lopes, e com uma mostra da gastronomia portuguesa.  :::

.
–– Extraído da Agência AngolaPress ––

*              *              *

Leia também:
Timor-Leste quer mais apoio dos países de Língua Portuguesa – 16 de fevereiro de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: