Articles

República Checa: Dias da Cultura Lusófona em Olomouc

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 28 de Abril de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

A cidade de Olomouc, no nordeste da República Checa, celebrou os Dias das Culturas Lusófonas, em homenagem aos povos de Língua Portuguesa, entre 22 e 25 de abril.
 

Aproximam-se as celebrações do 5 de Maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. Em todo o mundo, já começam a haver festividades e eventos celebrando a herança cultural da Língua Portuguesa e dos países e regiões da Lusofonia.

Entre os dias 22 e 25 de abril, foram celebrados em Olomouc – cidade da região da Morávia, no nordeste da República Checa – os Dias da Cultura Lusófona. Tornaram-se uma celebração anual realizada na prestigiada e tradicional Universidade Palacký de Olomouc – fundada em 1573, a mais antiga da Morávia e a segunda mais antiga da República Checa.

Ventos da Lusofonia apresenta matéria do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a registar como foram as celebrações dos Dias da Cultura Lusófona em Olomouc e como está a procura académica pelos estudos da cultura portuguesa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como da Língua “filha ilustre do Latim”.  :::

*              *              *

–– República Checa: Dias da Cultura Lusófona em Olomouc ––

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)
26 de abril de 2013

O evento lusófono de Olomouc contou com uma exposição fotográfica sobre a Revolução dos Cravos de 25 de Abril.

Os Dias das Culturas Lusófonas na Universidade de Olomouc, no nordeste da República Checa, decorreram entre 22 e 25 de abril com a realização de um ciclo de palestras, a projeção de filmes e a inauguração de uma exposição.

A semana cultural foi oficialmente aberta pelos embaixadores de Portugal e do Brasil em Praga, que se deslocaram àquela cidade.

Integrado nas cerimónias, realizou-se um encontro entre os representantes diplomáticos e o reitor da universidade, com a participação do leitor do Camões, I.P. e do decano da Faculdade de Letras.

.
Este último salientou o dinamismo do Departamento de Estudos Portugueses na Universidade, que este ano viu quase duplicar o número de candidatos a este curso de licenciatura.

Após o encontro na reitoria, foi inaugurada uma exposição fotográfica alusiva à Revolução dos Cravos, cujos instantâneos foram cedidos pelo Centro de Documentação 25 de Abril e que ficará patente nos espaços do Instituto de Estudos Românicos até final do semestre.

Ainda no âmbito da abertura desta semana cultural, os embaixadores de Portugal e do Brasil dinamizaram um debate com alunos e professores sobre o passado, presente e futuro dos respetivos países.

A edição 2013 dos Dias das Culturas Lusófonas decorreu em vários pontos da cidade de Olomouc. A iniciativa contribui para reunir anualmente alunos, ex-alunos, lusitanistas e público em geral em torno da problemática do Português e das culturas dos países da CPLP no norte da Morávia.  :::

.
República Checa: Dias da Cultura Lusófona em Olomouc.
Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal).
Publicado em: 26 abr. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: